Dois dias após ter anunciado a troca de nome da Petrobras por PetroBrax, a empresa voltou atrás, obedecendo a uma ordem direta do presidente Fernando Henrique Cardoso. A empresa pagou R$ 700 mil pela criação da nova marca e planejava investimentos de U$ 50 milhões para implementá-la.
‘‘Tal medida foi orientada pelo senhor presidente da República, sensível à reação da opinião pública a tal mudança e dentro do espírito democrático que preside suas decisões’’, informou o presidente da Petrobrás, Henri Phillippe Reichstul, em nota oficial divulgada ontem. Na terça-feira, ao anunciar a adoção da marca PetroBrax, Reichstul disse que o presidente da República havia sido consultado sobre o assunto e aprovado a modificação.
No fim da manhã, a Petrobras convocou uma entrevista coletiva de Reichstul para falar sobre a questão da marca. Às 15h30, horário marcado para a coletiva, cerca de 40 jornalistas do Brasil e do exterior aguardavam a entrevista. Depois de quase duas horas de espera, a empresa comunicou que Reichstul não concederia mais uma entrevista e que tudo seria esclarecido por uma nota oficial.
O consultor da presidência da Petrobras Alexandre Machado, que apresentou o comunicado à imprensa, disse que a entrevista foi suspensa porque ‘‘a nota expressa uma posição absolutamente clara’’. ‘‘Ainda que a empresa tenha feito um trabalho de qualidade técnica, que tem sustentação em relação às suas necessidades, a reação da opinião pública indicou a necessidade da suspensão’’, disse.
Machado acrescentou que a empresa considera que o trabalho feito pela consultoria UND, que criou o nome PetroBrax, foi ‘‘bem-sucedido’’. O consultor descartou a possibilidade de a Petrobras ser ressarcida pelos R$ 700 mil gastos com a criação da nova marca que, agora, foi abandonada. ‘‘É um contrato de prestação de serviços e o serviço foi prestado adequadamente. É um trabalho que foi prestado à Petrobras e a Petrobras pagou por este trabalho.’’
Alexandre Machado afirmou que as informações colhidas durante o estudo ainda podem ser úteis para decisões futuras. ‘‘Isso é um estudo que traz informações importantíssimas. Nós fizemos pesquisas qualitativas em vários lugares na América do Sul e em vários lugares no Brasil e este acervo não se perde’’, afirmou.
A Petrobras não quis informar qual foi o valor gasto com a divulgação da marca PetroBrax nas televisões e na mídia impressa. Machado observou que a empresa terá de retomar futuramente a discussão sobre sua imagem no exterior.