Os efeitos causados pela pandemia do coronavírus na economia são tema de interesse de pesquisas que estão realizadas junto a empresários de Londrina e do Paraná. Com os dados de sua pesquisa, o Sebrae/PR planeja levantar informações para a estruturação e um Plano de Retomada da Economia Local, que está sendo elaborado junto à Prefeitura de Londrina e outros parceiros envolvidos.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisas querem entender impactos do coronavírus na economia de Londrina e do PR
| Foto: Gelson Bampi

O Plano de Retomada definirá ações de curto prazo para apoiar os setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia. As ações de enfrentamento serão articuladas em várias frentes, como logística, infraestrutura, inovação, comunicação, legislação, dentre outras.

"Através da pesquisa, vamos levantar as necessidades e principais dificuldades das empresas neste momento e desenhar um plano para trazer novas soluções para apoiá-las”, explica o consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório.

O questionário é voltado a empresas de todos os portes e, segundo o Sebrae/PR, a participação dos empreendedores é importante para ajudar na criação de um plano de retomada ágil e assertivo. A pesquisa pode ser acessada pelo link https://bit.ly/3cuFQsV.

SONDAGEM INDUSTRIAL

A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) lançou, no último dia 14, a 25ª Sondagem Industrial no Paraná. A pesquisa tem o objetivo de captar a expectativa dos industriais do Estado para o próximo ano e saber como foi o desempenho do setor no ano que se encerra. Em 2020, a Federação quer atingir o maior número possível de respondentes para entender o impacto da pandemia na indústria do Estado e como está sendo a sua recuperação.

“Os dados coletados ajudam a Fiep na definição dos pontos prioritários de sua atuação na defesa dos interesses da indústria, que ganha ainda mais relevância no momento atual, em que o setor industrial e toda a sociedade ainda lutam para superar os efeitos da pandemia”, frisou o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Nesta edição da pesquisa, foram incorporadas questões relacionadas à pandemia e suas consequências na economia e nas indústrias. A Sondagem será encaminhada aos empresários esta semana e eles terão um mês para responder. O questionário pode ser acessado via link enviado por e-mail, no site e nas redes sociais da Federação e do Observatório do Sistema Fiep.