Pesquisa sobre mandioca premia bolsistas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2006
Da Redação 
Três dos 22 acadêmicos de Paranavaí beneficados pelo projeto Bolsa de Iniciação Tecnológica (Bitec), do Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL)), com pesquisas voltadas à mandioca, serão premiados pelo Instituto hoje à noite. A cerimônia de premiação acontecerá na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (noroeste do Estado), maior região produtora de mandioca do Paraná, o que motivou a escolha dessa cultura como tema das pesquisas realizadas pelos acadêmicos beneficiados com as bolsas.
O tema foi definido pela Fedração das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a partir de necessidades apontadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca. Além da Fiep, o APL da Mandioca teve o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam) e do Sindicato das indústrias de Mandioca do Estado do Paraná (Simp)
Foi classificada em primeiro lugar a pesquisa do acadêmico Fabiano Pereira Carneiro; em segundo, foi classificada a pesquisa de Larissa Boaretto Garcia, aluna do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense (Unipar). Em terceiro lugar ficou a pesquisa da acadêmica Taciana Matzkeit Silva, aluna do curso de Administração da Fafipa
As pesquisas nos setor da mandioca foram realizadas em variadas empresas do setor da mandioca como indústrias de farinha, de polvilho e de fécula/amido de mandioca, situadas no perímetro atingido pelo APL da Mandioca. O Estado do Paraná responde por 67% da produção nacional de fécula de mandioca.


