Pesquisa mostra que demissões devem continuar
A pesquisa anual da Arthur Andersen mostrou que 52% das empresas pesquisadas demitiram funcionários durante este ano e pretendem continuar a enxugar quadros de pessoal em 1999. Dos grupos entrevistados, 44% disseram que têm intenção de reduzir postos de trabalho, o que demostra que o índice é praticamente idêntico ao deste ano, quando 43% das empresas informaram que iriam demitir. No ano de 97, 47% reduziram funcionários.
O corte de pessoal vem seguido de uma política de congelamento salarial e de implantação de formas alternativas de remuneração. Entre as empresas, 32% mantiveram os salários dos funcionários inalterados, enquanto 38% deram reajustes equivalentes ao índice da inflação anual.
A remuneração variável, na qual a empresa se apóia para se livrar dos encargos sociais, está sendo adotada na forma de distribuição dos lucros (59%), gratificação por produtividade (51%), metas de vendas (30%), e faturamento (19%). Somente 7% das empresas não adotam a forma de salário variável. (C.M.)





