A percepção de empresários e gestores corporativos londrinenses sobre os cenários e oportunidades para a cidade de Londrina foi objeto de uma pesquisa qualitativa elaborada pelo Fórum Desenvolve Londrina. A imagem que as lideranças empresariais têm do município, os desafios e oportunidades, incluindo questões como infraestrutura e mão de obra, e as perspectivas de desenvolvimento foram alguns dos temas abordados com os 20 entrevistados e mostram, além de aspectos positivos, os pontos que podem ser aprimorados. A pesquisa é uma novidade incluída no Caderno de Estudos 2023, elaborado anualmente pelo Fórum e que chega à 17ª edição. Ambos os trabalhos, juntamente com o Manual de Indicadores de Desenvolvimento 2023, foram apresentados nesta quinta-feira (28), a autoridades políticas e lideranças empresariais.

Atuantes em diversos setores, os empresários e gestores londrinenses entrevistados apontam a logística como um ponto sensível e que influencia negativamente na atração de mão de obra e no desenvolvimento econômico local. A deficiência da malha rodoviária, a infraestrutura aeroportuária, que dificulta os deslocamentos, e a escassez de mão de obra qualificada também foram lembrado, assim como a segurança pública, os gargalos do mercado imobiliário e a necessidade de medidas de fortalecimento das entidades locais.

“(A pesquisa) Traz temas que a cidade já há muito tempo discute, empreendedores da cidade acabam trazendo até em outros estudos e (o resultado) não é uma surpresa negativa. Eu diria que é uma oportunidade. Tem possibilidades distintas para que tanto o setor público quanto o setor privado possam trabalhar, provocar e refletir sobre o papel deles dentro desses temas. Alguns pontos centrais são relevantes”, disse o fundador e diretor da Litz Estratégia e Marketing, Renato da Rocha Neto, responsável pela elaboração da pesquisa.

Os apontamentos feitos pelos empresários vão de encontro com as propostas prioritárias para o desenvolvimento empresarial de Londrina elencadas no Caderno de Estudos. Ao todo, o Fórum compilou 170 sugestões e dez foram incluídas na publicação. Entre elas, promover o desenvolvimento de infraestrutura de qualidade com o intuito de atrair empresas e indústrias, desenvolver um plano integrado de educação tecnológica e cidadã, especialmente de jovens, envolvendo os setores público e privado, e comprometer líderes empresariais com o desenvolvimento sustentável do município.

Representante do Sebrae/PR no Fórum, Heverson Feliciano destacou que o trabalho a partir de estudos, propostas e indicadores revela os pontos que requerem uma maior atenção por parte da iniciativa privada ou poder público e os projetos que precisam avançar. “Ouvimos 18 especialistas, cinco cidades diferentes, foi feito o benchmarking e com esse estudo a gente chega a 170 propostas. Apresentei dez para despertar a discussão sobre esse tema. Coisas que Londrina precisa continuar evoluindo ou melhorar seu nível de evolução e implementação de projetos para continuar se desenvolvendo economicamente.”

Feliciano lembrou de algumas ações postas em práticas na cidade que surgiram a partir de discussões no Fórum, como o programa Compra Londrina, que incentiva empresas locais a disputarem licitações da prefeitura, o Masterplan e o programa de empreendedorismo nas escolas municipais.

Presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejía
Presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejía | Foto: Ricardo Maia/Divulgação

O presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejía, avaliou que o estudo evidencia a falta de envolvimento de muitas lideranças de Londrina nas problemáticas envolvendo o município e chama os cidadãos a contribuírem para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Somos melhores falando o que precisa ser feito, mas não o que eu posso fazer. Esse é o ponto que traz à reflexão sobre a pesquisa. Ver o que nós podemos fazer para contribuir para esse crescimento.”

O Caderno de Estudos com a pesquisa e o Manual de Indicadores de Desenvolvimento podem ser acessados no site do Fórum (www.forumdesenvolvelondrina.org.br), mas os seus membros também têm buscado apresentar os dados ao poder público e a empresários interessados em conhecer mais profundamente o trabalho desenvolvido pela entidade, criada em 2007. “Planejamos fazer a ativação do estudo e do trabalho para levar para dentro das instituições e poder público. O Manual de Indicadores já foi apresentado para todos os secretários municipais e, se assim nos permitir o prefeito, levaremos a recomendação sobre o estudo. Igualmente, estamos trabalhando no Legislativo e em cada uma das instituições que participam do Fórum e ficamos abertos para qualquer pessoa ou grupo que queira conhecer mais o nosso trabalho”, disse Mejía.