Curitiba - As companhias no Brasil estimam elevações salariais de 7,5% em 2013, de acordo com Pesquisa de Tendências Salariais realizada pela ECA International, uma empresa internacional especializada na alocação de trabalhadores. Esse incremento é menor do que a alta de 8% registrada neste ano e abaixo da média de 12% da América Latina que é esperado para os dirigentes de corporações para o ano que vem.
''Embora a taxa na qual os salários subirão no Brasil no próximo ano seja um pouco inferior, os incrementos no próximo ano ainda serão maiores do que o observado nos últimos anos'', disse Lauren Smith, gerente geral da ECA International New York. ''Além disso, embora a inflação signifique que em termos reais esses aumentos caiam para 2,6%, isso ainda é significativamente mais positivo do que há dois anos atrás quando foram observadas quedas em termos reais.''
O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cid Cordeiro, disse que um dos fatores que pode contribuir para um reajuste salarial menor é o aumento previsto para o salário mínimo. Em 2012, o mínimo teve aumento real de 7,5%. Para 2013, a previsão é que o salário mínimo tenha um aumento real de 2,7%. ''O fato de o salário mínimo ter um reajuste menor afeta os aumentos reais e influencia outras negociações'', explicou.
Cordeiro lembrou que o reajuste do mínimo é calculado tomando como base a inflação mais o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, que seria o de 2011. Por outro lado, ele acredita que, caso a economia cresça mais que em 2012, isso pode elevar os salários. Neste ano, a previsão é de um crescimento de apenas 1,5% do PIB. Em 2013, as estimativas de mercado já apontam para um crescimento entre 3,5% e 4%.
O professor do curso de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fábio Scatolin, disse que a diminuição nos aumentos salariais para 2013 está diretamente relacionada com o crescimento menor da economia brasileira. ''Quando a economia não cresce tanto, também não aumenta significativamente a demanda por mão de obra'', explicou. No entanto, ele acredita que algumas categorias como as de engenheiros, que têm falta de profissionais qualificados, podem ter aumentos salariais maiores que a média geral do País.
A América Latina liderará o mundo em termos de aumento médio salarial em 2013. Os funcionários podem esperar aumentos acima de 12% em média. As estimativas sinalizam que a Venezuela terá os maiores aumentos dos salários, pois as companhias do país projetam altas de até 28,1% no próximo ano. No entanto, o impacto desse aumento será completamente corroído pela inflação, com uma taxa projetada de 28,9% em 2013. (Com Agência Estado)

mockup