Percentual de consumidores que saíram da inadimplência cresce em agosto
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segunda-feira, 06 de setembro de 2021
Mie Francine Chiba - Grupo Folha
O número de consumidores que conseguiram limpar o nome em Londrina seguiu em alta no mês de agosto em Londrina e cresceu 22% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o indicador do Sistema de Proteção ao crédito da Acil (SPC/Acil). Nos oito primeiros meses de 2021, o número subiu 11% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Já entre aqueles que entraram na lista de inadimplentes, o número foi 25% maior que no mesmo mês de 2020, mas o economista e consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci, afirma que o percentual pode não representar a realidade, já que em agosto de 2020, muitos consumidores não informaram atrasos no pagamento em função da crise econômica.
“Esta análise é importante no sentido de não permitir que o exame simples dos resultados crie uma percepção equivocada da verdadeira tendência do potencial de tomada de crédito por parte do consumidor londrinense, especialmente no momento que temos elevação no saldo de empregos formais em nossa cidade”, ressalta Rambalducci.
No acumulado do ano, até agosto, o número de pessoas que conseguiram quitar ou manter suas dívidas é 11,16% maior do que o número de pessoas que ingressaram no cadastro negativo do SPC da ACIL.