Informações para esta coluna pelo e-mail
[email protected] ou pelo fax (041) 253-3692.


Construção civil quer
juros mais baixos para
retormar investimentos
Embora tenha registrado um pequeno aquecimento no volume de negócios, o setor da construção civil no Paraná ainda está preocupado com as altas taxas de juros. Levantamento realizado pelo Sinduscon revela que as despesas financeiras e custo elevado dos empréstimos incomodam os empresários que necessitam de financiamento de longo prazo. Para 70% dos entrevistados, de um total de 79 empresas pesquisadas, o custo financeiro dos empréstimos é muito elevado. A expectativa futura coincide com os resultados de pesquisas nacionais que sinalizam a recuperação da atividade econômica. Análises da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacam a queda da inflação junto coma recuperação econômica nos últimos meses. As condições da economia permitem a convivência do crescimento com a estabilidade. Se o crescimento não está provocando inflação, é claro que há um estímulo para investimetos.

Sondagem
Segundo a Sondagem Conjuntural, realizada pelo Sinduscon Paraná, as perspectivas sobre desempenho da empresa são positivas para 41% das empresas. Quanto ao item emprego, 46% avaliam que poderá diminuir o número de empregados e 37% acreditam que a participação no mercado poderá cair este ano. No volume de negócios, 43% esperam melhores resultados e 42% acreditam que os custos crescerão. Para 54% dos construtores paranaenses, a inflação deverá cair nos próximos meses.

Inflação baixa
A inflação brasileira deverá ficar entre 6% a 7% este ano, o que significa uma retomada ainda mais forte da economia, uma vez que as exportações estão crescendo e a indústria aumentando sua produção. O crescimento do PIB poderá registrar 3% em 2000.

Raio x dos super
Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acaba de contratar a empresa Nielsen para fazer um amplo levantamento sobre o comportamento do setor supermercadista no Brasil. O raio x relata o que mudou com a vinda de grupos multinacionais, como americano Wall Mart e o português Sonae, além de outros.

ShowCar 2000
De sete a 16 de abril as atenções estão voltadas para o ShowCar 2000 - feira Internacional de Autos, Peças, Acessórios e Naútica, a ser realizada no ExpoTrade de Pinhais. No ano passado, o ShowCar registrou a visita de 200 mil pessoas e um faturamento de R$ 35 milhões. As perspectivas são ainda melhores para este ano, uma vez que está confirmada a participação de praticamente todas as montadoras e indústrias nacionais do setor automotivo.

Exemplo americano
José Carlos Gomes Carvalho, presidente da Fiep, foi enfático durante a realização do simpósio ‘‘Desafios e Tendências para a Microempresa no Século 21’’, quando defendeu investimentos nas micro e pequenas empresas. Carvalho lembrou que o governo dos Estados Unidos encontrou neste setor, no início dos anos 90, a grande alavanca para geração de empregos e renda, incentivando seus programas e tornando responsável por grande parte da economia do país. Atenção, Brasil. Antes tarde do que nunca.

Revisão do Simples
Na leitura da maioria dos participantes do encontro, realizado ontem em Curitiba, os principais problemas enfrentados atualmente pelas empresas de micro e pequeno porte, são a falta de competitividade entre a pequena e a grande empresa, a questão da tributação e a necessidade de revisão do Simples.

Reduzir alíquotas
Empresários pedem para que as alíquotas do Simples sejam reduzidas e que novas empresas, hoje excluídas, sejam enquadradas no programa. O empresário Ercílio Santinoni, presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas da Indústria do Estado do Paraná disse que já iniciou conversações sobre possíveis alterações no Simples. Um documento com todas as reivindicações discutidas durante o simpósio será encaminhado às autoridades estaduais e federais.

Empreendedor do Ano
Ernst & Young abre inscrições para o Programa Empreendedor do Ano. O propósito é selecionar empresários e dirigentes de empresas que se destacaram nas categorias e-business, indústria e comércio, serviços e entretenimento, além do O mais Jovem Empreendedor. A versão brasileira do Programa Empreendedor do Ano elege o Master of Business, uma homenagem ao empreendedor que apresentar o melhor desempenho entre todos os finalistas. Inscrições fone (41) 322-5222.

Comprovante
Tim Telepar Celular inova no novo cabeçalho da conta. Agora o nome e o endereço do usuário vem com um pontilhado, para recortar e guardar na carteira. Serve como comprovante de residência.

Mediação
Tânia Prieto (foto), coordenadora geral do Programa de Fortalecimento à Mediação e Arbitragem Comercial no Brasil, revela que o programa de US$ 3,5 milhões destinado a impulsionar o trabalho da mediação e arbitragem no Brasil, está entrando na fase de pesquisa de campo. A meta fazer um mapeamento de quais são, quantas são e como atuam as instituições voltadas a este segmento no País e qual a demanda pelo serviço destes organismos.