Informações para esta coluna pelo e-mail
[email protected] ou pelo fax (041) 253-3692.





A Riqueza e a Pobreza das Nações em discussão no Seminário do IPQP
‘‘Trabalho e Renda: Mantendo a Sociedade Através da Produtividade’’. Este será o tema principal do International Productivity Symposium (Simpósio Internacional da Produtividade) que será realizado entre os dias 22 e 25 de maio, em Curitiba. Entre os palestrantes, destacamos David Landes, historiador e professor emérito de história e economia política da Universidade de Harvard e autor do livro ‘‘A Riqueza e a Pobreza das Nações - Porque Alguns Países são tão Ricos e outros tão Pobres’’. Vem também Amory Lovins, professor da Universidade de Oxford, físico nuclear, analista ambiental e autor de 27 livros, entre eles ‘‘O Capitalismo Natural’’, no qual defende a tese de que respeitar o meio ambiente pode dar lucro. Também virá Hajime Karatsu, assessor do Primeiro Ministro do Japão e professor do Instituto de Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Tokai. Para conhecer um pouco mais sobre o que será este seminário, esteve em Curitiba, visitando o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná (IBQP), a ex-ministra Dorothea Werneck, que certamente participará do encontro. Acompanhada pelo empresário Sérgio Prosdócimo (foto), presidente do Conselho Administrativo do IBQP, Werneck conheceu os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto que lidera as ações pela produtividade na América latina. A ex-ministra esteve em Curitiba na condição de Gerente Especial da Agência de Promoção de Exportações (Apex), onde acompanhou, ao lado do ministro Alcides Tápias, do Desenvolvimento, do governador Jaime Lerner e do secretário José Carlos Gomes Carvalho, o lançamento do Programa Especial de Exportações do Paraná.

ParanáPrevidência
A primeira parcela (simbólica) de R$ 33 mil, equivalente a 20 funcionários, da compensação do INSS para o Paraná será depositada hoje na conta da ParanáPrevidência. A partir do próximo mês, o estado receberá R$ 2,400 milhões em média, por mês. A ParanáPrevidência assumirá 60 mil aposentados e pensionistas paranaenses.

Negócio próprio
O Programa de Geração de Emprego e Renda, do setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná está ofertando 13 cursos gratuítos para orientar pequenos e micro empresários que pretendem abrir um negócio próprio. A intenção da Universidade é orientar para evitar que as pessoas percam dinheiro, observa o professor José Henrique de Faria.

Valor à vida
O VIII Seminário da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc), que acontece a partir do dia 10, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai discutir, como tema principal, ‘‘Qualidade Alimentar Valoriza a Vida’’.

Visão
De olho em um mercado que cresce à base de 22% ao ano, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) será a primeira empresa brasileira a fabricar aços galvalume, uma espécie de aço com liga de zinco e alumínio, com alta durabilidade e resistência às ações do tempo, como a maresia.
Para garantir mercado, a estratégia da empresa está sendo importar desde já o produto para, quando iniciar a produção na fábrica da CISA, em Araucária, já reunir uma carteira de clientes certa.

À frente
Se as previsões de alta de juros americanos se confirmar, segundo reunião do FED (o Banco Central) dos Estados Unidos, a presidente da CSN, Maria Silvia Bastos Marques, está um passo além do mercado, já que adiantou aos empresários de Araucária, durante palestra realizada na
Aeciar (Associação das Empresas da Cidade de Araucária), que acredita na alta dos juros americanos.

Cascata
Confirmando-se a tese, esse efeito abala todas as economias mundiais, incluindo Europa, Ásia e, lógico, América Latina. No entanto, nem mesmo essas turbulências macroeconômicas devem afetar o desempenho da economia brasileira, que para Maria Silvia deve crescer mais de 4% este ano. Segundo ela, as únicas preocupações para este ano, além da alta das taxas de juros norte-americanos, são com os países vizinhos e o desempenho de suas economias, como a Argentina, bem como Chile e outros países, já que lá fora a América Latina é vista como um bloco.

O melhor
O Peugeot 206 foi eleito o ‘‘Melhor Automóvel 2000’’ na sua categoria. O concurso foi realizado pela revista Automóvel & Requinte, que escolheu os melhores carros vendidos no Brasil. Este é o segundo prêmio que o 206 recebe no Brasil. No ano passado, mais de 13 mil leitores da revista Carro (Motor Press Brasil) elegeram o 206 ‘‘O Melhor Carro Pequeno de 1999’’.

Carro usado
Quem procura por um automóvel usado acaba de ganhar um novo espaço com milhares de ofertas. O site
www.vendoautosonline.com.br disponibiliza mais de 1.500 anúncios, além de ser a primeira home page a fornecer modelos de veículos com foto. O site traz promoções para compra, venda ou troca de automóveis, além de ser possível imprimir as melhores ofertas.

Fora de série
A página de abertura da home page contém ícones de acesso aos destaques, que trazem as melhores ofertas de veículos, links dos principais sites do setor automotivo, anúncios, dicas de troca, SAC e um espaço dedicado à pesquisa de anúncios. Além disso, o internauta fica por dentro das principais notícias do setor na seção Fora de Série.