Apresentar novas técnicas e projeto ligados ao plantio direto, garantindo maior produtividade, sem esquecer a preservação do meio ambiente. Estes são os principais assuntos do 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, iniciado ontem em Foz do Iguaçu.
Até sexta-feira, cerca de 2 mil participantes de sete estados do País discutirão diversos assuntos ligados à ‘‘Harmonia do Homem com a Natureza – Desafio do 3º Milênio’’, tema escolhido para esta edição. Entre os palestrantes, o principal destaque é Norman Borlaug, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1970.
Borlaug é o autor da pesquisa ‘‘Revolução Verde’’, que conseguiu em poucos anos incrementar a produção de alimentos nos países pobres, principalmente Índia e Paquistão. A palestra ‘‘Plantio Direto e Sustentatibilidade da Agricultura em Países Emergentes’’, ministrada por ele, aconteceu na tarde de ontem, durante a abertura do evento.
Outra participação importante é a de Herbert Bartz, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), entidade sediada em Ponta Grossa e que, a cada dois anos, organiza o encontro.
O Paraná é o estado com a maior área utilizada pelo sistema no País, totalizando 4,58 milhões de ha. Entre as estratégias criadas para ampliar ainda mais o uso do PD entre os agricultores paranaenses, está o incentivo oferecido pelo Programa Paraná 12 Meses. As cooperativas rurais, cujos associados utilizam o sistema em suas propriedades, são auxiliadas com um subsídio de até 50% na compra de implementos agrícolas.

mockup