Passadas as compras de Natal, está aberta a temporada de liquidações
Descontos pós-natal atraem consumidores fidelizados e novos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Descontos pós-natal atraem consumidores fidelizados e novos
Walkiria Vieira - Grupo Folha
A mercadoria tem que girar e o comerciante atento a sua cartilha não fica só na teoria. Assim, na prática, as vitrines de diferentes seguimentos já anunciam produtos a preços convidativos, dois dias após o Natal. De acordo com o gerente de vendas de uma franquia de vestuários localizada no Catuaí Shopping, Henrique Soares Ferreira, esse é um momento de oportunidades. "O nosso público faz compras até o Natal, pois muitas pessoas viajam para a praia. Ao mesmo tempo, contamos com os turistas e as promoções são como chamariz. Tanto o cliente que compra pela primeira vez por causa dasaleou vem fazer uma troca, pode se tornar um cliente fiel", expõe.

Com a fachada da loja adesivada e peças nas cores branca e prata, Ferreira admite que é uma estratégia de vendas. "A vitrine é agressiva e tanto quem está passando como aqueles clientes que já estiveram na loja, mas não fecharam a venda, podem então retornar e realizar a compra, pois também entramos em contato lembrando que aquela peça tão especial está com um valor diferenciado". O gerente explica que uma peça de roupa que não foi vendida até o Natal possui esse tratamento diferenciado - tem seu preço reduzido, uma vez que o trabalho antecipado que existe no universo da moda exige esse dinamismo.
Ainda com lembranças da ceia de Natal, o consumidor atento não perdeu tempo. De olho nas promoções, o fluxo dos shoppings foi bastante intenso nesta segunda-feira, 27. Além das filas dos corredores, o interior de algumas lojas também chamou a atenção do público em geral. O motivo foram os descontos. A empresária Sueli Schimazaki enfrentou uma fila considerável para pagar todas as peças de roupa que escolheu na última segunda-feira do ano para seu filho de 24 anos.
As calças de moletom pela metade do preço foram o principal atrativo para a consumidora. "Eu gosto muito da marca, pois tem qualidade, são roupas atemporais e vejo a ocasião como uma grande oportunidade e os descontos são reais". Com diversos modelos rumo ao caixa, Schimazaki revela que são roupas para o dia-a-dia. Moradora de Cornélio Procópio, a empresária esteve em Londrina em razão de seu trabalho e aproveitou a ocasião. "Poderia ter feito a compra antecipada pelo aplicativo da loja, mas trouxe o meu filho e ele pode escolher pessoalmente".
Na mesma loja repleta de liquidações, o estudante de Relações Públicas Gabriel Lopes Pereira, avisa que sairá da loja como entrou: sem levar nada. "Eu estou em busca de uma roupa para o Ano-Novo. Não achei o que procuro exatamente e essa é a primeira loja que visito". Pereira trabalha na área de marketing e se considera blindado. "Eu só compro mesmo o que é necessário. Não é porque está na promoção que me sinto obrigado", pensa.
Além das roupas e acessórios, outros produtos também seguem 2021 na lista das promoções como os colchões, travesseiros, pillows e cabeceiras. De acordo com o gerente de vendas de uma loja especializada em colchões, Marcelo Soares, o momento é oportuno e ele se anima em clima de Ano-Novo: "Ano-Novo, Vida Nova. E Saudável", anuncia. Soares reforça a importância da qualidade do sono na rotina e como influencia na qualidade de vida. "Nossas vendas seguem positivas desde a Black Friday, pois nossos descontos são reais. O mês de dezembro está excelente e entendemos que o consumidor desenvolveu a cultura de troca de travesseiros e colchões porque sabe que se trata de uma questão de saúde, sustenta.

