A mercadoria tem que girar e o comerciante atento a sua cartilha não fica só na teoria. Assim, na prática, as vitrines de diferentes seguimentos já anunciam produtos a preços convidativos, dois dias após o Natal. De acordo com o gerente de vendas de uma franquia de vestuários localizada no Catuaí Shopping, Henrique Soares Ferreira, esse é um momento de oportunidades. "O nosso público faz compras até o Natal, pois muitas pessoas viajam para a praia. Ao mesmo tempo, contamos com os turistas e as promoções são como chamariz. Tanto o cliente que compra pela primeira vez por causa dasaleou vem fazer uma troca, pode se tornar um cliente fiel", expõe.

Imagem ilustrativa da imagem Passadas as compras de Natal, está aberta a temporada de liquidações
| Foto: Walkiria Vieira

Com a fachada da loja adesivada e peças nas cores branca e prata, Ferreira admite que é uma estratégia de vendas. "A vitrine é agressiva e tanto quem está passando como aqueles clientes que já estiveram na loja, mas não fecharam a venda, podem então retornar e realizar a compra, pois também entramos em contato lembrando que aquela peça tão especial está com um valor diferenciado". O gerente explica que uma peça de roupa que não foi vendida até o Natal possui esse tratamento diferenciado - tem seu preço reduzido, uma vez que o trabalho antecipado que existe no universo da moda exige esse dinamismo.

Ainda com lembranças da ceia de Natal, o consumidor atento não perdeu tempo. De olho nas promoções, o fluxo dos shoppings foi bastante intenso nesta segunda-feira, 27. Além das filas dos corredores, o interior de algumas lojas também chamou a atenção do público em geral. O motivo foram os descontos. A empresária Sueli Schimazaki enfrentou uma fila considerável para pagar todas as peças de roupa que escolheu na última segunda-feira do ano para seu filho de 24 anos.

As calças de moletom pela metade do preço foram o principal atrativo para a consumidora. "Eu gosto muito da marca, pois tem qualidade, são roupas atemporais e vejo a ocasião como uma grande oportunidade e os descontos são reais". Com diversos modelos rumo ao caixa, Schimazaki revela que são roupas para o dia-a-dia. Moradora de Cornélio Procópio, a empresária esteve em Londrina em razão de seu trabalho e aproveitou a ocasião. "Poderia ter feito a compra antecipada pelo aplicativo da loja, mas trouxe o meu filho e ele pode escolher pessoalmente".

Na mesma loja repleta de liquidações, o estudante de Relações Públicas Gabriel Lopes Pereira, avisa que sairá da loja como entrou: sem levar nada. "Eu estou em busca de uma roupa para o Ano-Novo. Não achei o que procuro exatamente e essa é a primeira loja que visito". Pereira trabalha na área de marketing e se considera blindado. "Eu só compro mesmo o que é necessário. Não é porque está na promoção que me sinto obrigado", pensa.

Além das roupas e acessórios, outros produtos também seguem 2021 na lista das promoções como os colchões, travesseiros, pillows e cabeceiras. De acordo com o gerente de vendas de uma loja especializada em colchões, Marcelo Soares, o momento é oportuno e ele se anima em clima de Ano-Novo: "Ano-Novo, Vida Nova. E Saudável", anuncia. Soares reforça a importância da qualidade do sono na rotina e como influencia na qualidade de vida. "Nossas vendas seguem positivas desde a Black Friday, pois nossos descontos são reais. O mês de dezembro está excelente e entendemos que o consumidor desenvolveu a cultura de troca de travesseiros e colchões porque sabe que se trata de uma questão de saúde, sustenta.