ParkShopping nega risco ambiental
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de novembro de 2001
Rosana Félix<br>De Curitiba 
O empreeendimento ParkShopping Barigui divulgou ontem uma nota descartando qualquer possibilidade de contaminação do meio ambiente onde a obra vai ser erguida, próximo ao Carrefour Champagnat, em Curitiba. Na sexta-feira foi concedida uma liminar que proibia a construção do shopping, atendendo pedido da Associação de Defesa do Meio Ambiente e Araucária (Amar) e pela asssociação Amigos das Águas.
As entidades argumentaram que o shopping vai ocupar uma área de preservação, nas margens do Rio Barigui, sobre várzeas onde há nascentes de rios. Segundo leis ambientais, uma faixa de 50 metros para cada lado das nascentes precisa ser preservada.
Segundo a nota do empreendimento ParkShopping Barigui, um consultor internacional, Wilfredo Brandt, fez levantamento da flora e fauna da região, concluindo que as obras não provocariam impactos negativos. A administração do empreendimento afirmou que vai construir um corredor de ligação entre as áreas de mata, o rio e o parque Barigui, criando um ambiente ecologicamente correto. Além disso, disse que vai recuperar as matas ciliares à margem do rio.
''O projeto possui o mais completo Relatório Ambiental Prévio (RAP) disponível atualmente nos órgãos públicos municipais, tendo sido adotado pela administração municipal para garantir a preservação do meio ambiente na cidade e manter a qualidade de vida da população de Curitiba'', afirma a nota.
Os empreendedores ainda não tinham sido notificados ontem e por isso não tomaram nenhuma providência para cassar a liminar.


