Desenvolver uma marca, uma embalagem, um rótulo funcional não é das ações mais baratas dentro de uma empresa, principalmente das pequenas. Por isso, muitas delas, adiam ou até deixam de investir nesse setor. Pensando na importância desse investimento, o Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), criaram o convênio Sebrae/Abre Design de Embalagem para a Micro e Pequena Empresa.
Segundo a representante da Abre em Londrina, a designer Katiane Gouvea, o projeto é de âmbito nacional. Na parceria, o Sebrae entra com a verba - custeia 70% do desenvolvimento do projeto - e a Abre seleciona as empresas. Desde 2005, 265 micro e pequenas empresas já foram atendidas pelo programa.
Para uma empresa participar da seleção é preciso procurar o Sebrae, preencher uma ficha simples e colocar as necessidades do estabelecimento ou do produto. ''Trabalhamos com o desenvolvimento de embalagens e podemos também criar uma marca para a empresa, como nome da loja, por exemplo'', disse Katiane. Ela frisou que uma marca ou embalagem interessante e diferente valoriza o produto. ''O consumidor é atraído pelo diferencial'', ressaltou.
Katiane comentou que, atualmente, o custo mínimo para o desenvolvimento de uma embalagem ficam em torno de R$ 4 mil. ''Para o empresário, o projeto é muito interessante, já que terá que pagar apenas 30% desse valro'', completou.
Na opinião de Cristovan Dias Júnior, consultor do Sebrae, a importância do projeto está no fato de auxiliar pequenas empresas que não têm condições de desenvolver por conta própria uma embalagem ou marca. ''E a embalagem ou a própria marca é decisiva para o marketing de um produto'', frisou ele. (E.Z.)
Serviço
- Para obter mais informações sobre o programa, os interessados podem acessar o site da Abre (www.abre.org.br) ou pelo telefone do Sebrae (43) 3378-8000 - falar com Cristovan.