Paranaguá ganha maior hipermercado do litoral
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de março de 2005
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Paranaguá ganhou ontem o maior hipermercado do litoral paranaense. A Rede Condor de Supermercados inaugurou os 20 mil metros quadrados de área construída com uma grande movimentação do público. São 4,7 mil metros quadrados de área de venda e 30 lojas diferenciadas. O espaço conta com duas modernas salas de cinema, as primeiras do litoral, construídas numa parceria com a Cine Systen. Os cinemas não estarão funcionando num primeiro momento. Eles serão inaugurados em julho deste ano.
Em 12 meses, é o terceiro hipermercado inaugurado pela Rede Condor no Paraná (as outras duas lojas são em Curitiba). Nos planos da rede há mais duas inaugurações. A primeira será este ano, também na Capital. Outra será aberta no ano que vem, mas o local só será divulgado em 40 dias. Também será construída, em Curitiba, uma central de distribuição de carga seca e perecível com 40 mil metros quadrados.
Para o empreendimento em Paranaguá, a rede gastou cerca de R$ 20 milhões entre treinamento, instalações, prédio, mídia e mercadorias. O hipermercado tem ainda uma praça de alimentação e uma galeria com dez lojas de apoio (farmácia, lotérica, revistaria e outras prestadoras de serviços). O estacionamento é coberto e conta com 350 vagas. De acordo com o fundador presidente da rede, Joacir Zonta, serão comercializados 45 mil itens e estarão sendo gerados 420 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.
A Rede Condor, que nasceu em Curitiba no ano de 1974, faturou no ano passado R$ 730 milhões. São 23 supermercados e sete hipermercados (Curitiba, com três lojas, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Paranaguá).
O diretor comercial da rede, Jefferson Oliveira, reconhece que a atual estratégia é o fortalecimento no Sul do Paraná, até mesmo por causa da expansão industrial dos últimos anos. Mas ele garante que há planos de expansão também para outras regiões do Estado.
O projeto arquitetônico do Condor de Paranaguá foi feito pelo arquiteto Waldeny Fiuza. Ele conta que projetou a loja para que ela tivesse uma iluminação natural e agradável. ''Quanto mais confortável for o lugar, mais vezes o consumidor voltará'', declarou ele.


