Em março passaram pelo corredor de exportação do Porto de Paranaguá 654.277 toneladas de soja em grão e 303.817 toneladas de farelo de soja. A previsão para este ano é que serão embarcados para o exterior de 2,5 milhões a 3 milhões de toneladas de soja e farelo, contra 1,84 milhão em 1996.
Segundo Edmilson Lima, gerente da divisão de silos do corredor por exportação, a soja que passa por ali equivale a mais de 80% do volume movimentado pelo porto. Os embarques de soja para o exterior devem durar até junho. ‘‘Ano passado os embarques se estenderam até outubro, em menores quantidades no segundo semestre’’, lembra Lima.
Os embarques de soja em março equivaleram a 92,98% do movimento no corredor de exportação de Paranaguá. Soja e farelo embarcados mês passado somaram 958.094 toneladas, contra 303.913 toneladas de outros produtos. Em março, a gerência da divisão de silos do corredor de exportação do Porto de Paranaguá manteve 120 homens trabalhando exclusivamente com o embarque de soja.
Estima-se que as exportações de soja pelo Porto de Paranaguá até 31 de março tenham rendido US$ 500 mil. Este ano já embarcaram em navios rumo ao exterior 1,597 milhão de toneladas de soja e farelo. Deste total, 43,64% correspondem a embarques de soja em grão. Seiscentas e noventa e sete mil toneladas do produto já passaram pelo corredor de exportação do Porto de Paranaguá de 1º de janeiro a 31 de março deste ano.

mockup