Curitiba - Entre os finalistas para o Prêmio Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação oito são representantes da Região Sul, sendo dois do Paraná. A cerimônia será hoje à noite no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo. Em sua quinta edição, os Prêmios tiveram 2.116 inscritos, 11% a mais do que no ano passado, informa a assessoria de imprensa.
Os dois paranaenses são Maria Claudia Takasusuki e Rafael Ghellere. Maria Claudia é graduada em Ciências Biológicas, doutora em Genética e Evolução e professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com o seu projeto, ela pretende ampliar a produtividade de apicultores de Maringá e de outras regiões.
Rafael nasceu em Medianeira e é graduando de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele planeja fornecer softwares para a integração de sistemas utilizados nas linhas produtivas das indústrias.
O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia.
Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental.

mockup