Paranaenses aderem à Black Friday e preparam o bolso
Com 13º engatilhado, consumidores impulsionam as vendas da data promocional; eletrônicos e eletrodomésticos lideram a lista de desejos
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de novembro de 2024
Com 13º engatilhado, consumidores impulsionam as vendas da data promocional; eletrônicos e eletrodomésticos lideram a lista de desejos
Simoni Saris - Grupo Folha
Sondagens sobre a intenção de compras na Black Friday mostram que os paranaenses, definitivamente, renderam-se à campanha de vendas importada do Hemisfério Norte. Os consumidores pesquisam os itens, comparam os preços e reservam uma quantia razoável para ser gasta em produtos que estão na sua lista de desejos. A Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), em parceria com o Sebrae/PR, divulgaram os resultados de suas pesquisas para a data e embora haja algumas diferenças nos dados apurados, o recado aos comerciantes é claro: se as promoções forem atraentes, a venda será efetuada.
Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, neste ano um ponto bastante favorável aos varejistas é que a promoção acontecerá no dia 29, mesmo dia em que uma imensa massa de trabalhadores irá receber o pagamento do 13º salário.
Entre os consumidores ouvidos pelo grupo Datacenso, responsável pela pesquisa da Faciap, 34% afirmaram que têm a intenção de gastar mais do que na Black Friday do ano passado, 29% irão manter o valor da compra e 14% pretendem reduzir os gastos na campanha promocional. O valor médio que cada paranaense está disposto a investir é de R$ 1.392,44. Os consumidores de Ponta Grossa (Campos Gerais) são os que apontaram o maior valor: R$ 1.645,00. Em Londrina, cada compra deve ficar em torno de R$ 1.408,33.
O tipo de produto que os consumidores ouvidos pela Faciap mais procuram explica o valor alto do tíquete médio. O maior percentual, correspondente a 32%, pretende adquirir eletrônicos, como celulares, notebooks, tablets e televisores. Logo abaixo, com 28%, estão os eletroportáteis, categoria que compreende itens como liquidificadores, multiprocessadores e fritadeiras. Roupas e calçados também foram mencionados por 28% dos entrevistados e perfumes e produtos de beleza corresponderam a 20%.
O presidente da Faciap, Fernando Moraes, disse que o dia 29 de novembro deve ser o ápice de um mês que já começou aquecido. “Essa é uma campanha de fora que, no Brasil, começou muito forte no mercado on-line, mas pegando somente a data (última sexta-feira de novembro). O mercado físico antecipa esse movimento e as campanhas já estão acontecendo, com um bom resultado”, avaliou.
Entre os lojistas brasileiros, a antecipação da data ganha diferentes denominações, como Black November, Black Week, Blue Friday, Best November e outras variações, conforme a criatividade de cada comerciante. O importante é sair na frente e anunciar o quanto antes as liquidações, no intuito de atrair os consumidores. “A expectativa é forte para a última semana, especialmente na sexta-feira (29), quando já sai a primeira parcela do 13º. Esperamos um movimento maior ainda”, disse Moraes.
O varejo paranaense acompanhou os resultados abaixo das expectativas observados no restante do país ao longo de todo o ano, nas principais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. A disposição de compra demonstrada pelos consumidores nesta reta final do ano é recebida como um alívio pelos empresários do setor. “A gente veio em um ano em que não tivemos tanto sucesso nas datas comemorativas. Para essa campanha (Black Friday), o consumidor já vem guardando o dinheiro e muitas compras são feitas à vista. Não tem muita compra parcelada”, afirmou o presidente da Faciap, em resposta ao questionamento de como as duas altas seguidas da taxa Selic deveriam interferir no comportamento de compra da população na Black Friday e também no Natal.
Um desafio para os comerciantes de lojas físicas é vencer a disputa com o e-commerce. Segundo a pesquisa da Faciap, a internet se mantém como o principal canal de compras dos paranaenses, ao menos na Black Friday. As lojas on-line foram citadas por 55% dos consumidores, seguidas das lojas físicas em shopping centers (34%) e as lojas de rua apareceram em terceiro lugar, com apenas 11%. “O dia é muito forte no on-line”, ressaltou Moraes.
Pela pesquisa da Fecomércio PR, 37,9% dos paranaenses ouvidos veem vantagem em comprar na Black Friday, mas os moradores da Região Norte do Estado são os menos empolgados com as ofertas da campanha de vendas. Enquanto 45,8% da população da Região Oeste planeja adquirir algum item, uma fatia de 28,9% dos consumidores do Norte estão se preparando para a data.
Entre as categorias de produtos, os eletroeletrônicos também lideram na sondagem da Fecomércio, com 52,2%. Eletrodomésticos vêm logo abaixo, com 45,0%, seguidos de vestuário e calçados, com 22,3%.
Mas antes de comprar, 80,5% avaliam previamente os preços e 38,8% intensificam as comparações na semana que antecede a data promocional. O valor médio de gasto estimado por consumidor ficou um pouco abaixo da pesquisa da Faciap, totalizando R$ 984,12. Para 11,1% dos paranaenses entrevistados, a Black Friday é vista como uma oportunidade de antecipar as compras de Natal.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores. "De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores."