Paraná pode exportar adoçante natural
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de julho de 2001
Maurício Borges De Jandaia do Sul 
A cultura da stévia, que promete ser uma nova e rentável alternativa para pequenos produtores rurais do Vale do Ivaí (centro norte do Estado) começa a se transformar em realidade nos próximos dias, quando a planta passa a ser industrializada em Jandaia do Sul. O anúncio foi feito ontem pelo empresário Carlos Roberto Massa Júnior - filho do apresentador Ratinho, que visitou a instalação da indústria em companhia de Nelson Martinez - sócio no empreendimento - e do prefeito local, João Biral Neto (PSDB).
Com um investimento inicial de R$ 5 milhões, o Projeto Stévia está gerando de imediato 60 empregos na indústria e deve ampliar significativamente esta oferta, a partir do crescimento da área de plantio no Município e região.
Massa Júnior informou em Jandaia do Sul que a meta do grupo é ingressar no mercado mundial, comercializando a melhor matéria-prima para produtos diet.
A nossa stévia, depois de melhorada genéticamente, através da parceria firmada entre a Universidade Estadual de Maringá e a Massa&Massa Holding, já é reconhecida como uma das melhores do mundo, senão a melhor, revelou Júnior, acrescentando que há duas semanas o Tecpar reconheceu isso.
Ao visitar a sede da indústria, o empresário disse que já está tudo preparado para a instalação de um secador, produzido sob encomenda, com tecnologia alemã. A máquina, que custou R$ 600 mil, foi produzida sob encomenda em
Erexim-RS e tem capacidade para secagem de 15 toneladas/dia, explicou ele.
A princípio, o objetivo do grupo empresarial é industrializar o adoçante natural, a partir da stévia, para venda no atacado, tanto no mercado nacional, como no internacional. Já estamos em negociações adiantadas com empresas do porte da Coca-Cola e Nestlé, que pretendem utilizar o adoçante natural em seus produtos diet e light, revelou.
A stévia é quatrocentas e cinquenta vezes mais doce do que a sacarose (açúcar comum) e já está sendo aperfeiçoada em várias partes do mundo, por ser considerado o mais perfeito adoçante natural.
Além da indústria destinada à produção do adoçante, o grupo empresarial liderado pelo apresentador Ratinho está concluindo a instalação de outra fábrica em Jandaia. Trata-se de uma indústria que irá produzir, já em agosto, 240 toneladas/mês de um açúcar light. É um produto à base de stévia e sacarose, com 75% a menos de caloria, comparado ao açúcar comum, afirma Carlos Roberto Massa Júnior.
De passagem pelo norte do estado, ele garantiu que seu pai, Carlos Roberto Massa, vai continuar direcionando seus investimentos para Jandaia do Sul, cidade onde iniciou no ramo da comunicação e onde mantém muitos amigos e parceiros empresariais.


