Imagem ilustrativa da imagem Paraná lidera ranking de carteiras assinadas via Agências do Trabalhador
| Foto: Fernando Ogura/AEN

O Paraná é o Estado que mais empregou trabalhadores no primeiro trimestre de 2021 por meio das Agências do Trabalhador, do Sine (Sistema Nacional de Emprego), segundo números da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia. De janeiro a março, 21.717 trabalhadores paranaenses tiveram suas carteiras de trabalho assinadas por meio das agências.

O número é 95,7% superior ao do segundo colocado, que é o Ceará, com 11.096 empregos intermediados pelas Agências do Trabalhador. Em seguida, vêm Mato Grosso do Sul (6.796), São Paulo (6.371), Minas Gerais (4.525) e Mato Grosso (4.202).

Dentre os estados do Sul, o número de vagas preenchidas no Paraná com intermédio das agências foi 572% superior ao do Rio Grande do Sul (3.792) e 1.040% em relação a Santa Catarina (2.261). O Paraná tem 216 Agências do Trabalhador.

“Este é um reflexo direto do trabalho proativo de captação de novas vagas de empregos que é desenvolvido pela equipe do Setor de Intermediação de Mão de Obra do Departamento do Trabalho junto às empresas parceiras”, destacou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. “A ação da Secretaria complementa a política de atração de investimentos do Estado. Buscamos nos aproximar da iniciativa privada para acelerar a colocação dos trabalhadores no mercado, fazendo com que o Paraná gere mais emprego e renda”, ele continua.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná é o Estado que mais gerou empregos no País em janeiro e fevereiro (66.763), atrás somente de São Paulo (203.774) e Minas Gerais (75.483). Londrina ficou com saldo positivo de 2.867 vagas de emprego nos dois primeiros meses do ano, também segundo o Caged.

VAGAS ABERTAS

Esta semana as Agências do Trabalhador estão disponibilizando mais 3.966 oportunidades de empregos em empresas do Paraná. Em Londrina, há 439 vagas abertas.

Segundo o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, a secretaria vem recebendo um grande volume de vagas e intermediado grandes processos seletivos na cidade, e tem conseguido ocupá-las com facilidade.

"Mesmo com a pandemia, a economia se manteve aquecida e não tivemos decréscimo de vagas. Foram mais de 7 mil contratações em fevereiro, com balanço de quase três mil vagas em janeiro e fevereiro, e a gente acha que a Secretaria tem sido um espelho deste movimento de contratações com a oferta grande de vagas."

Conforme o secretário, há processos seletivos de grande porte abertos na cidade que estão impactando no número de oferta de vagas, mas a média de vagas oferecidas todas as semanas tem girado em torno das 150. (Com Agência Estadual de Notícias)