No Paraná cerca de 15 mil jovens a partir de 14 anos que residem no meio rural poderão ser beneficiados com cursos de formação e qualificação rural. Para isso serão criadas as escolas do campo em que o jovem passa uma semana na escola e duas semanas em casa, onde poderão aplicar os conceitos apreendidos na propriedade da família.
O programa está sendo lançado hoje pelo governador Jaime Lerner que fixou a necessidade de promover a formação e desenvolvimento da vocação do jovem no meio rural. As secretarias da Agricultura e da Educação serão as responsáveis pela execução do programa que vai envolver as empresas vinculadas na estruturação e gerenciamento dos cursos.
Com o programa deverão ser criados cerca de 200 escolas do campo onde o jovem terá acesso ao ensino supletivo de primeiro grau, formação básica em Agricultura e ao desenvolvimento da vocação do jovem do meio rural. Também serão criados 20 Centros de Capacitação e Desenvolvimento Rural (Cender), onde cerca de 8 mil agricultores terão acesso a cursos de qualificação rural e de aperfeiçoamento técnico. Várias entidades como Senar, Sebrae, Fiep, Faep, Ocepar, Fetaep e Copel serão parceiras do governo estadual nesse empreendimento.

mockup