Paraná fecha a fronteira com o MS
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de outubro de 2005
Vânia Casado<br>Equipe da Folha 
Curitiba O Paraná fechou ontem a fronteira com o Estado do Mato Grosso do Sul, proibindo o trânsito de animais e produtos derivados. A medida foi adotada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) assim que o Ministério da Agricultura confirmou o foco de febre aftosa numa propriedade do município de Eldorado no Mato Grosso do Sul. O município fica a 20 quilômetros da fronteira com o Paraná.
O secretário da Agricultura em exercício, Newton Pool Ribas, justificou que a medida visa evitar que a disseminação da doença no rebanho paranaense. A Seab convocou 88 médicos veterinários para uma operação de emergência, visando o controle do trânsito de animais e produtos, além do reforço nas barreiras da Empresa de Classificação do Paraná (Claspar).
Também as propriedades das fazendas dos municípios que fazem fronteira com o Mato Grosso do Sul serão visitadas, numa tentativa de ampliar os exames sorológicos (de sangue) que determinam a existência do vírus da doença. Esse exame é feito anualmente no Estado, informou o chefe da Defesa Sanitária Animal, Felisberto Batista.
Ribas disse que está confiante que a doença não será propagada para o Paraná porque o rebanho do Estado, com 10,94 milhões de cabeças, exibe um dos mais elevados índices de imunização contra a febre aftosa. Na última campanha de vacinação, realizada em abril, 98,8% dos animais foram vacinados regularmente no período de vacinação. O restante foi vacinado depois com a presença dos médicos veterinários da Seab, após os produtores serem notificados e multados.
O Paraná está há 10 anos sem ocorrência de foco da febre aftosa. Desde 2001 obteve o reconhecimento oficial da Organização Internacional de Epizootias (OIE), de área livre da doença com vacinação. O Estado de Santa Catarina, reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação, fechou a fronteira com o Paraná.


