Paraná espera atrair novos investimentos em suinocultura
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de janeiro de 2001
De Curitiba 
Com a liberação do Paraná em relação à peste suína clássica, o Estado deverá atrair muitos investimentos. Para o presidente da Associaçao Paranaense de Suinocultores, Romeu Carlos Royer, o Paraná vai conquistar um bom pedaço das exportações brasileiras de carne suína e vai atrair empresas de transformação.
O diretor-técnico da APS, o médico-veterinário Severino Bezerra, disse que o setor trabalha com uma expectativa de aumento de 10% nas exportações para este ano. Os mercados são Rússia, Ásia e Canadá.
A Globoaves, de Cascavel, acaba de investir R$ 250 mil para implantar a Globosuínos, a mais moderna central de inseminação artificial de suínos do País. O grupo empresarial está apostando na conquista desse status sanitário para oferecer produtos de alta tecnologia.
De acordo com o governador Jaime Lerner, que falou em nome dos governadores, a erradicação da peste suína clássica representa um resultado bem sucedido de uma forma parceira de trabalhar pela sanidade e pela qualidade do rebanho. Segundo ele, o clima de confiança no País e a conquista da sanidade vão assegurar o avanço nas exportações.
Para o secretário da Agricultura, Antonio Poloni, o certificado de erradicação vem no momento certo, quando a carne bovina está sendo rejeitada na Europa por causa da doença da vaca louca. A expectativa é que o Estado deve mais que dobrar suas exportações de carne suína, devendo passar de 8,5 mil toneladas por ano para cerca de 20 mil toneladas.


