Paraná disputa fábricas da BMW
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de janeiro de 1997
Mari Tortato 
Sucursal de Curitiba
Arquivo FolhaLerner diz que vai trabalhar em silêncio: Estamos no páreo
O Paraná está na disputa pelas duas fábricas que a BMW anunciou que vai instalar no Brasil nos próximos anos. A expectativa do governo é que o Estado consiga atrair pelo menos a fábrica de motores que a BMW vai construir em associação com a Chrysler, que já se definiu pelo Paraná.
No mesmo estilo que em situações anteriores, os negociadores do governo preferem trabalhar em silêncio, mas ontem o governador Jaime Lerner admitiu que o Paraná está no páreo, ainda que tenha tratado de acrescentar que da mesma forma que todos os Estados.
Só me pronuncio a respeito de indústria com a assinatura do protocolo de intenções, é assim que sempre temos adotados e conseguimos garantir as conquistas, emendou Lerner. A BMW promete definir os Estados que abrigarão as fábricas em março, mas já descarta instalação de alguma delas no Norte e Nordeste.
Ontem, um grupo de executivos da Chrysler passou o dia em Curitiba e Paranaguá, conhecendo a estrutura que o Estado oferece para absorver as indústrias e, segundo uma fonte do governo, os novos investimentos anunciados fizeram parte do conjunto da conversa.
A fábrica de motores da BMW será construída numa associação com a Chrysler, que se prepara para instalar sua fábrica de automóveis em Campo Largo, na região de Curitiba. Técnicos do governo acreditam que uma coisa leva à outra.
A outra fábrica que a BMW anunciou produzirá carros da marca Land Rover e o conjunto do investimento chega a US$ 750 milhões. Só a fábrica de motores absorverá US$ 500 milhões desse total e tem previsão de começar a produção em 1999.


