Em meio ao impasse jurídico relacionado à decisão que suspendeu o decreto que previa a reabertura do comércio em horário reduzido (das 10h às 16h), o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) defende que as lojas permaneçam abertas até as 18 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Para Sincoval, comércio deve funcionar até as 18h em Londrina
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (30), o presidente do sindicato, Ovhanes Gava, afirmou que, com a suspensão do decreto no Tribunal de Justiça do Paraná, o comércio poderá funcionar normalmente conforme o Código de Posturas do Município.

“Acabou o decreto. Entendemos que quem tem autonomia é o município. Baseado que o município tem essa prerrogativa nesse impasse, nós entendemos que enquanto não se define ou reconsidere, vamos levar em consideração o Código de Posturas”, defendeu. Gava preferiu aguardar os próximos dias para se manifestar sobre a abertura das lojas neste sábado (2), como também prevê o Código de Posturas.

Nesta semana, a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) concedeu liminar suspendendo o decreto municipal que permitia a reabertura do comércio. A decisão também suspendeu parcialmente os efeitos dos decretos municipais 458/2020 e 459/2020, que tratam da retomada das atividades da indústria e da construção civil. A prefeitura foi notificada oficialmente nesta quarta-feira e ingressou com recursos em Curitiba e em Brasília. Na manhã desta quinta, grande parte das lojas abriu normalmente.