Imagem ilustrativa da imagem Para promover o comércio, entidades lançam 8ª edição do Dia da Sergipe
| Foto: Divulgação/Acil

O Grupo Nova Sergipe lançou, nesta sexta-feira (23), a 8ª edição do Dia da Sergipe. O dia de congregação entre os londrinenses e os comerciantes será no dia 28 de setembro, das 9h às 15h. O dia terá atividades de ação social, recreativas e culturais na histórica rua de comércio londrinense.

Angelo Pamplona da Costa, coordenador do Grupo Nova Sergipe e diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) afirma que a festividade conta com mais de 40 parceiros para oferecer atividades na rua e serviços essenciais para a população. "Médicos, corte de cabelo, cultura, todos os segmentos de atendimento ao público serão oferecidos neste dia de ação social, para movimentar a economia da rua", explica.

A rua Sergipe, referência para Londrina e região, conta com 520 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e 213 lojas pela via. A rua, que sofreu com a recessão econômica em 2017, agora parece se recuperar e se renovar, conforme lembra Costa. Isso porque os lojistas souberam aproveitar a necessidade de experiência do consumidor. "O cliente não tem mais a vontade de comprar e ir embora. Primeiro, ele vê o produto nas redes sociais, aparecem coisas novas. A rua, acompanhando essa tendência, faz com que o consumidor vá até o local para ver produto nas mãos, isso proporciona o desenvolvimento", pontua.

Para Ovhanes Gava, presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região), o Dia da Sergipe proporciona uma festa para agregar a comunidade. Ele explica que o projeto "vem para fomentar aquilo que o comércio já trouxe para nós e nada mais é do que uma confraternização entre a comunidade e entidades, proporcionando um retorno à população".

Competindo com os shoppings, ele explica que embora o primeiro traga mais comodidade, o comércio de rua agrega o trânsito de pessoas intenso, o que traz benefícios ao lojista. A festa se estende por cinco quadras da rua. "O número de parceiros aumentou e a festa já está no calendário oficial municipal e estadual", lembra.

"Estamos vendo várias lojas de shopping, que não tínhamos na Sergipe, vindo para a rua. As salas de lojas que fecharam naquela época, já não vemos, são poucas paradas hoje. A perspectiva para 2020 é muito boa", complementa Costa.

A perspectiva é boa porque a rua deve passar por um processo de revitalização, que já tem inclusive uma empresa vencedora para fazer a obra, conforme noticiou o Diário Oficial do Município de quinta-feira (22). "Reuniremos o núcleo gestor para determinar a data de início das obras, respeitando o Natal, e preparando junto com a construtora o início da revitalização. Será uma mudança grande para a Sergipe", ressalta Gava.

Costa explica que a licitação está na Prefeitura em fase de contestação e que até o mês que vem encerram-se os prazos para essa fase. "A partir do começo do ano que vem a rua estará totalmente revitalizada, com mobiliário urbano, lixeiras, bancos, luminárias, ficará bem agradável para o consumidor. Uma rua diferente do que é hoje."

LEIA MAIS: Empresa vence licitação para revitalizar a Sergipe por R$ 1,24 milhão