O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), acredita que o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ainda não compreendeu o tamanho e a importância do Arco Norte. Por isso, segundo o prefeito, Richa Filho não se comprometeu em repassar a verba necessária para o estudo de viabilidade técnica do projeto. ''O valor é muito pequeno diante da envergadura do empreendimento'', acredita Barbosa.

O Arco Norte é um projeto de desenvolvimento regional que envolve os municípios de Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana, que tem como âncora um aeroporto internacional de carga a ser construído na Zona Sul de Londrina. Para tentar tirá-lo do papel, as prefeituras e as entidades envolvidas precisam realizar o estudo de viabilidade técnica, sem o qual não será possível buscar os recursos federais e de investidores privados. Esse estudo custa em torno de R$ 2 milhões e a expectativa era de que o governo do Estado o financiasse. Mas o secretário Richa Filho diz que não há recursos estaduais disponíveis.

''Eu espero que a negativa do secretário não seja a palavra do governador Beto Richa porque nas vezes que eu discuti o projeto com ele, ficou muito propenso a fazer o que for necessário para que o Arco Norte saia do papel'', disse Barbosa, durante entrevista concedida ontem à FOLHA. Confira os principais trechos da conversa.

mockup