“Celeiro do Mundo – Os Caminhos para o Brasil Alimentar o Planeta e o Papel do Norte do Paraná entre os Grandes Produtores” é o tema escolhido para os debates promovidos dentro da 19ª edição do Encontros Folha, que acontece nesta terça-feira (8). O evento é um projeto do Grupo FOLHA, idealizado para a discussão de temas relevantes e que contribuam para o desenvolvimento de Londrina e região, e será realizado no Centro de Convenções do Aurora Shopping, das 8 às 12 horas.

Nesta edição, estarão presentes a coordenadora de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Isabel Regina Flores Carneiro, o presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Marcelo Janene El-Kadre, e o superintendente comercial da Integrada Cooperativa Agroindustrial, João Bosco de Souza Azevedo. A moderação será feita pelo consultor do Sebrae Paraná e gestor de projetos de Agronegócio e de Indústrias de Alimentos da entidade, Lucas Ferreira.

A consolidação dos processos que levaram ao aumento da produtividade, produção e expansão do mercado consumidor garantiu ao Paraná um lugar de destaque no setor do agronegócio brasileiro. Agora, o debate avança sobre a qualidade do que é produzido nas lavouras e áreas de pastagens do país e de que forma produtores rurais podem garantir maior rentabilidade e o desenvolvimento sustentável da região Norte do Estado.

Sustentabilidade, segurança alimentar, novas tecnologias, questões ambientais e mudanças nos hábitos de consumo da população ganham cada vez mais espaço entre as empresas do agronegócio e exportadores de alimentos, que estão em constante atualização dos processos para se adaptar a este novo momento e às novas exigências do mercado.

"A indústria de plant-based (de origem 100% vegetal) é uma das que mais crescem no mundo e o Brasil, em especial a região de Londrina, tem tudo para dominar esse setor com matéria-prima abundante, logística favorável, parques tecnológicos e institutos de pesquisa, ciência e tecnologia", destacou Isabel.

O Encontros Folha é uma realização do Grupo Folha de Londrina e Codel; correalização do Sebrae; conta com patrocínio da Integrada Cooperativa Agroindustrial e TCS - Tata Consultancy Services; o apoio é da Frezarin e Unimed.