Panelas com tecnologia e objetos emborrachados
Tudo que se usa hoje na cozinha vira também objeto de decoração. Aí entram muitas cores e design diferen-ciado, diz Paulo Lara Neto, consultor de marketing especializado no mercado de mesa posta, que presta atendimento para a rede Camicado. Ele informa que os produtos para cozinha hoje priorizam modernidade e design.
Segundo o consultor, as panelas são cada vez mais valorizadas e dotadas de tecnologia. A maioria traz fundo triplo, que propicia melhor distribuição do calor. Isso garante peso às panelas, que antigamente eram bem mais leves, afirma. Ele diz que algumas também trazem camada tripla nas laterais.
Como segurança, os cabos são feitos de materiais que não conduzem o calor. Muitos fabricantes, conforme Lara Neto, investem nas panelas esmaltadas, usadas há 30, 40 anos atrás. Porém, com cores modernas.
Segundo o consultor, entre os objetos destacam-se os materiais plásticos e emborrachados. O silicone é a bola da vez. Vai bem em qualquer panela porque não oferece nenhum tipo de dano, repara. Dessa forma, saem de cena as colheres de pau, levando em conta que tais objetos podem reter bactérias com o tempo de uso.
Edson Coutinho, coordenador de tendências da rede Tok&Stok, destaca que as coleções atuais atendem tanto a quem cozinha no cotidiano quanto aos que se iniciam na aventura da cozinha por prazer. A cozinha se transforma em ambiente para receber. Os acessórios se sofisticam para atender não só o chef de plantão, mas os convidados que chegam para ajudar no preparo, diz.
Segundo Coutinho, o inox aparece não somente pelos seus aspectos utilitários, mas também como ícone de modernidade. Os plásticos também retornam em versões mais elaboradas, que levam em conta a estética, a durabilidade e a performance.
Nas panelas, segundo o coordenador, as tendências são o preto, as cores metalizadas e as cores fortes. Há cinco anos, a coqueluche era a espagueteira, sucesso de praticidade e vendas até hoje. Depois vieram a cozivapor e as woks para os gourmets de plantão. Hoje busca-se modelos menores e com cores para a elaboração de pratos diversos em uma única refeição, analisa Coutinho.
O que não cai de moda na cozinha? A panela de pressão, que pouco mudou ao longo das gerações e continua a oferecer rapidez e praticidade no preparo. (G.M.)





