SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Desde a manhã desta segunda-feira (7) clientes relatam dificuldade em acessar o aplicativo Caixa Tem, usado para recebimento de benefícios do governo, como o auxílio emergencial e Bolsa Família.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a falha é na sua provedora de serviços IBM, responsável pelo tráfego de informações do aplicativo.

"Tão logo detectou a indisponibilidade, a Caixa acionou a IBM para que apresente solução o mais rapidamente possível", disse o banco por meio de nota.

Em seu Twitter, a IBM disse às 9h49 desta segunda que houve uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o seu data center em São Paulo, resultando em uma interrupção no serviço. "A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível".

Na rede social, usuários relataram durante toda a segunda dificuldade em acessar o aplicativo. Quem conseguiu, caiu em uma sala de espera virtual e, na vez de atendimento, o aplicativo não abriu.

Procurada, a IBM disse que iria ater seu comunicado ao tuíte publicado pela manhã.

A Caixa Tem está vinculada a 105 milhões de contas e, em dezembro, acontece o último ciclo de pagamento do auxílio.

Para cumprir o calendário ainda dentro do que permite o decreto de calamidade pública, válido até o fim de 2020, a Caixa concluirá todos os depósitos das parcelas em aberto entre os dias 13 e 29 para cidadãos que solicitaram o benefício por aplicativo ou foram incluídos por estarem inscritos no CadÚnico.

Beneficiários do Bolsa Família que recebem o auxílio também terão os depósitos neste mês, mas entre os dias 10 e 23.