Desde o início do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, cresceu a procura por serviços de internet fixa. A maior alta foi observada em março, com aumento de 30% sobre o mês anterior, segundo levantamento do Portal dos Planos. Em Londrina, a Sercomtel também registrou maior demanda por esse tipo de serviço, chegando a 27% de aumento na comparação com fevereiro, o último mês antes do início da circulação do novo coronavírus no município.

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia faz crescer demanda por internet fixa

A grande quantidade de profissionais em trabalho remoto e a maior busca por serviços de streaming, como a Netflix, são apontados como os principais fatores que levaram ao aumento. “Quem tinha internet quer melhorar o serviço, fazer um upgrade. E quem não tinha internet fixa, está procurando. O principal motivo foi a quarentena”, analisou o especialista em Marketing Digital do Portal dos Planos, Yuri Kaminski.

O levantamento mostra crescimento de 17% de fevereiro para março. De março para abril, a procura por internet fixa foi 30% maior e, de abril para maio, está estável. “A corrida aconteceu mais nos primeiros meses. A expectativa, a partir de agora, é que o crescimento seja orgânico e acompanhe a sazonalidade do ano passado. O impacto do coronavírus já passou”, disse Kaminski. O Portal dos Planos reúne em um único lugar todos os planos de internet, celular, TV e telefone.

De acordo com os dados coletados pela plataforma, o Paraná é o quarto estado com maior aumento na demanda, com 6,1%. Em primeiro lugar está São Paulo, com 41,5%, seguido por Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (7,6%).

O portal não fornece informações sobre a Sercomtel, mas o gerente de Relacionamento com Clientes, Vendas e Recargas da companhia, Roberto Santiago, confirmou a tendência. De fevereiro para março, o crescimento da demanda por internet fixa subiu 21%. De fevereiro para abril, 27% e, em maio, antes mesmo do fim do mês, a alta é de 48%. Além da pandemia, Santiago afirmou que a campanha de vendas de pacotes com velocidade de 500 megas por R$ 10 nos dois primeiros meses ajudou a alavancar o serviço. “A campanha não foi feita por causa da pandemia, mas veio a calhar”, disse o gerente. Segundo ele, 93% das vendas são novas, ou seja, para clientes que ainda não estavam na planta da Sercomtel. “E as vendas ainda estão aumentando.”

Para atender a demanda, a companhia vem fazendo um trabalho para aumentar a malha de cobertura de fibra ótica e ampliou também o backbone, rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam.