País sobe no ranking de competividade
São Paulo - O Brasil aumentou seu índice de competitividade entre 2008 e 2009, mas ainda continua entre as últimas posições de ranking elaborado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). De acordo com os dados divulgados na semana passada, o país teve pontuação de 24,8 na lista - que considera 43 países - fechando o ano passado em 36º lugar, uma posição acima da de 2008.
O estudo da entidade divide o ranking entre quatro grupos: competitividade elevada, satisfatória, média e baixa. O Brasil se enquadra na última categoria, junto com países como México, Venezuela, África do Sul e Índia (a última colocada da lista).
Os Estados Unidos aparecem em primeiro, com nota 91,4, seguidos pela Noruega (77,5) e Suíça (75,9). Para definir a nota de cada país, a Fiesp cruzou cerca de 55 mil dados e considerou informações a respeito de capital, infraestrutura, tecnologia, governo, entre outros. Os 43 países analisados representam mais de 90% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.





