País é único que pode aumentar a produção
O Brasil é um dos poucos países com capacidade de aumentar a produção de carne bovina, diz Wedekin. Ele estima que os americanos são os principais produtores de carne bovina do mundo, com 11,752 milhões de t por ano. O Brasil aparece em segundo lugar, com 6,645 milhões de t. A China está na terceira posição, com 5,650 milhões de t, na frente da Argentina, que está no quarto lugar do ranking. Os argentinos produzem 2,9 milhões de t de carne bovina, estima Wedekin.
A Austrália, grande exportador mundial de carne bovina, está em quarto lugar, com 2,005 milhões de t. ''Entre os principais produtores, o Brasil é o que tem mais condições de aumentar a produção'', explica. O consultor prevê que os Estados Unidos importam 1,397 milhão de t de carne bovina por ano. ''Esse ainda é um mercado fechado para o Brasil, devido a problemas sanitários'', diz. O segundo maior importador é o Japão, com um milhão de t.
Wedekin lembra que o Brasil ocupa a 10 posição no ranking mundial de exportações agrícolas. ''Ficamos atrás de países insignificantes em termos de exportação, como a Bélgica'', afirma. Segundo ele, a expectativa é de que o Brasil exporte US$ 17,1 bi em produtos agrícolas neste ano, o que representa 3,1% do volume mundial. Além disso, Wedekin ressalta que as exportações estão concentradas nas mãos de poucas empresas.





