País é um dos três mais atacados por vírus bancário
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de julho de 2014
Folhapress 
São Paulo - Usuários do Brasil, Rússia e Itália foram os mais atacados por um malware financeiro (espécie de vírus), de acordo com o relatório mensal de ameaças on-line do setor bancário da empresa de segurança digital Kaspersky Lab.
No período analisado pelo estudo, de 19 de abril a 19 de maio, os softwares da empresa bloquearam 126,6 mil tentativas de infecção por malware capazes de roubar dinheiro de usuários de internet banking nos três países. O número representa mais de um terço do total de usuários atacados por softwares maliciosos bancários no mundo todo.
Do meio de abril até o meio de maio, o Zeus foi, mais uma vez, o trojan bancário mais difundido. De acordo com a pesquisa da Kaspersky Lab, o programa estava envolvido em 198,2 mil ataques de malware a clientes de bancos. Cerca de 82,3 mil pessoas foram atacadas pelo trojan Banker.Win32.ChePro e pelo Banker.Win32.Lohmys, todos de origem brasileira.
Outro método de roubar dados bancários é por ataques de "phishing". Durante o período do relatório, a empresa bloqueou 21,5 milhões de ataques e quase 10% deles (cerca de 2 milhões) tinham como alvo os dados dos cartões de crédito dos usuários. Colômbia e Brasil estão na lista dos dez países foco de "phishing". No ano passado, o Brasil foi alvo de 39% destes crimes na região e teve perdas estimadas em US$ 86 milhões (cerca de R$ 190 milhões).


