Pais devem limitar gastos
A economista e professora do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) Maria Eduvierge Marandola, afirma que todos os orçamentos são regidos por um princípio básico: não se deve gastar mais do que se arrecada. '' O jovem precisa ter responsabilidade e saber que ele é um gasto a mais para a família. O ideal é chegar a um padrão de consumo que esteja ao alcance dele'', ressalta ela.
No que se refere a situação específica dos jovens que passaram a morar sozinhos e precisam administrar a contabilidade sozinhos, Maria orienta que os pais devem conversar com os filhos e um limite de gastos deve ser estabelecido. '' Os filhos devem saber que, em vários casos, os outros integrantes da família estariam abdicando de algumas coisas para que ele consiga estudar'', acrescenta.
Organização, disciplina, bom-senso e autocontrole são regras para um orçamento equilibrado, enumera Maria. Enfática, ela garante que os adolescentes devem resistir a todos os apelos para o consumo além do possível. ''Todo o prazer que você tiver comprando agora irá se transformar em um tormento depois, caso não haja dinheiro para saldar as contas'', afirma.
Maria alerta que o descontrole nas contas dos estudantes pode ser grave a ponto de a família não ter mais condições de mantê-lo na faculdade. '' O adolescente precisa saber que as consequências de gastos desmedidos podem impedir que ele conclua os estudos'', avisa.
Por outro, se sofrar dinheiro de uma ou outra conta ele poderá ser repassado para compra de roupas, sapatos, lazer e até aplicações finaceiras. '' Se sobrar R$ 100 em um mês a pessoa poderá colocar em uma caderneta de poupança, por exemplo, deixando o dinheiro para compra de produtos à vista e com desconto'', ilustra. Maria lembra que uma reserva, também dever ficar disponível caso surga alguma viagem de urgência, doença ou outro contratempo que o estudante necessite de dinheiro extra.
Segundo a economista, resolver a equação entre o que se deseja comprar e o que o orçamento permite é a grande chave para manter as contas em dia. (J.W.)





