Receita mira sonegador que se passa por estrangeiro para ter isenção
A Receita Federal quer barrar a ação de sonegadores que usam a condição de não residentes, mesmo morando no País, para ter isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos de aplicações financeiras. O Fisco publicou uma norma reforçando que é necessária a apresentação de Comunicação de Saída Definitiva do País à Receita para ter direito ao regime especial de tributação para estrangeiros, que prevê a isenção para quem mora fora do Brasil. Ou então, é necessário o pagamento do IR incidente sobre os rendimentos auferidos até o dia anterior ao da aquisição de condição de não residente. Segundo a Receita, há casos de pessoas físicas residentes no País que, para usufruir do regime especial de tributação, apresentam o documento de saída definitiva apenas para seus responsáveis tributários (instituições financeiras), sem apresentá-lo à Receita.

Indústrias de chocolate ampliam contratações em 10% para a Páscoa
Para atender a demanda da Páscoa neste ano, as indústrias e lojas especializadas na produção e comercialização de chocolates geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). As vagas são para produção, promoção e venda de produtos no período de outubro de 2015 a março de 2016. "Apesar da atual situação econômica do País, obtivemos um aumento de 10% nas contratações, visto que muitas empresas estão investindo em seus pontos de vendas para atrair o consumidor", analisa o vice-presidente de chocolate da entidade, Ubiracy Fonseca.

Valor médio de compras em cheque cresce 12% em 2015
O valor médio de compras feitas em cheque no Brasil cresceu 12%, em 2015, passando de R$ 870,00, em 2014, para R$ 990,00, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques da TeleCheque, serviço da MultiCrédito. A pesquisa mostra também que caiu o índice de cheques honrados no ano passado. O índice foi de 97,04%, uma variação de 0,17% na comparação com o indicador de 2014, que atingiu 97,21%. O maior número de cheques honrados por faixa etária ficou entre os consumidores com mais de 60 anos, com índice de 98,75%, o que representa 1,71% a mais do que a média geral. Na análise de bons pagadores por sexo, o índice de adimplência entre os homens em 2015 foi 96,97%, ante 96,96% entre as mulheres.

mockup