Confiança do pequeno e médio empresário cai para o 3o trimestre
A confiança do pequeno e médio empresário no País para o terceiro trimestre de 2015 recuou 0,5% em relação ao trimestre anterior, ao registrar 57,4 pontos. É o menor valor da série histórica, inferior ao observado no segundo trimestre de 2009 (58,8 pontos), segundo o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) divulgado ontem pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander. Contribuiu para esse resultado as quedas nas perspectivas para economia (1,4%), para o emprego (2,8%) e para os investimentos (3,2%), os menores valores da série histórica iniciada em 2009.



Lâmpada incandescente de 60 W deixa de ser vendida no País
A venda, produção ou importação de lâmpadas incandescentes de 60 watts (W) está proibida no País desde ontem. As de 25 e 40 W não serão mais fabricadas nacionalmente, mas ainda serão comercializadas por mais um ano. Lâmpadas de 75 W ou mais saíram do mercado desde o ano passado. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, segundo o Inmetro. O objetivo da medida é reduzir o uso da tecnologia, de baixa eficiência, e elevar o de outros tipos, para baratear o custo. Para o consumidor, apesar do preço mais elevado, as fluorescentes gastam quase um terço das incandescentes e as de LED, quase sete vezes menos.



Em ano de crise, 40% consomem mesmos itens em menor número
Em um momento de crise, 40% dos consumidores continuam a consumir os mesmos produtos e serviços, 30% apenas similares e mais baratos, 17% não alteraram os hábitos de consumo e 13% deixaram de consumir a maioria da cesta, segundo pesquisa da MeSeems, empresa de pesquisa web-mobile, feita com 1.650 pessoas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Porém, houve redução na frequência de compra, de acordo com a necessidade do produto ou serviço. Nos últimos dois anos, 34% diminuíram a quantidade de compras de roupas e calçados, 47% mantiveram e 19% aumentaram. No item ir ao bar com os amigos, 46% reduziram, 39% continuam iguais e 16% elevaram.

mockup