As primeiras restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2001, referente aos rendimentos obtidos em 2000, começarão a ser pagas no dia 15 de junho, de acordo com o cronograma da Receita Federal divulgado ontem. Ao todo serão sete lotes de restituições até dezembro. A previsão é de que aproximadamente 5,5 milhões de contribuintes recebam o imposto pago a mais no ano passado.
A Receita vai dar prioridade ao pagamento das restituições de contribuintes que enviaram suas declarações pela Internet. Posteriormente serão liberados os lotes de quem entregou o ajuste em disquete, por telefone e, por último, em formulário de papel. Em todas as etapas será considerada a data da entrega dos ajustes.
O prazo de entrega das declarações terminou no dia 30 de abril. Até essa data haviam sido entregues 12,6 milhões de ajustes. A expectativa da Receita é de que, neste ano, mais de 13,5 milhões de contribuintes apresentem seus dados ao Fisco.
Os contribuintes que ainda não entregaram suas declarações terão de pagar multa mínima de R$ 165,74. Para quem tem tributo a pagar, a multa pode chegar a 20% do imposto devido.
As declarações atrasadas, que foram feitas em formulário de papel ou disquete, poderão ser entregues nas delegacias regionais da Receita Federal. Os contribuintes têm a opção de enviar o ajuste pela Internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Ainda poderá fazê-la pelo ReceitaFone (0300-78-0300). Mas apenas quem tem patrimônio de até R$ 20 mil é que pode usar os sistemas de declaração por telefone ou On Line.
Cronograma da restituição do IR/2001

mockup