PR produzirá equipamentos eólicos

As indústrias Flessak Energia Eólica (Feel), de Francisco Beltrão, e a Global Blade Technology (GBT), com sede na Holanda, assinaram ontem termo de cooperação para a fabricação de equipamentos para geração de energia eólica. Com investimento inicial de US$ 50 milhões, serão construídas duas fábricas: uma de turbinas eólicas em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, e outra, de pás para turbinas, em Toledo, no Oeste. O presidente da Feel, Pedro Antônio Furlan, explica que a empresa paranaense será a única no País a dominar todo o processo tecnológico na produção de turbinas eólicas. A estimativa dos empresários é que sejam produzidas na nova fábrica cerca de 150 turbinas por ano a partir do segundo semestre de 2013, com faturamento aproximado de US$ 240 milhões. Serão criados cerca de 300 empregos.



Moinho Globo está entre as melhores para trabalhar

O Moinho Globo Alimentos, sediado em Sertanópolis, foi apontado como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pela 16 edição da pesquisa Great Place to Work, realizada em parceria com a Revista Época, publicada em 18 de agosto. Este é o segundo ano consecutivo que a indústria figura neste guia entre as 30 melhores do País na categoria de empresas médias e pequenas. Além do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar - que contempla 100 companhias na categoria grandes e multinacionais e 30 na categoria até 999 funcionários - a pesquisa traz também 11 sub-rankings, entre eles os 20 ''Melhores na Indústria'', no qual o Moinho Globo também consta, em 12º lugar. A empresa está no mercado há 58 anos e tem atualmente 165 empregados. Produz cerca de 100 produtos, sob as marcas Globo e Famiglia Venturelli.


IPI menor só se faturado até 31 de agosto

Os consumidores indecisos sobre a compra do carro zero quilômetro devem ficar atentos, pois o benefício do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com alíquota reduzida valerá apenas para os carros que forem faturados até o dia 31 de agosto. A Receita Federal informou que o fato gerador do IPI ocorre na saída do veículo do estabelecimento fabricante. Nesse momento, destaca o Fisco, deverá ser verificada qual é a alíquota vigente. ''Assim, os fatos geradores ocorridos até 31 de agosto contarão com a alíquota reduzida. Os fatos geradores ocorridos a partir de 1º de setembro já estarão submetidos à alíquota normal, independentemente se o financiamento, eventual entrada ou pagamento antecipado tenham ocorrido até o dia anterior', informou a área técnica da Receita. (Agência Estado)

mockup