Bloco do Paraná volta
ao leilão da ANP



A 10 rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) incluiu novamente as reservas descobertas no municíoio de Pitanga (região central). Em 2000, os blocos chegaram a ser arrematados pela petrolífera americana Coastl - depois comprada pela El Paso -, mas foram devolvidos à ANP em 2003 porque o potencial foi considerado pequeno. Em outras duas rodadas, os blocos de petróleo não atraíram interesse de investidores. Atualmente, a Petrobrás trabalha na região para iniciar a retirada de 35 mil m3/dia de gás natural para abastecimento de veículos. Estão sendo investidos U$ 8,9 milhões no projeto.



Mãos & Arte expõe cultura
de vários países na cidade



A Feira Nacional e Internacional de Artesanato Global - Mãos & Arte, no Centro de Exposições e Eventos de Londrina (CEEL), que acontece entre os dias 31 de outubro a 9 de novembro, vai movimentar a área da cultura. Considerada o maior evento de artesanato do sul do país, a feira é organizada pela Red Comunicação e Eventos, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Participam 22 estados brasileiros e os 34 países que vão trazer para cidade o artesanato típico de suas culturas. Além dos estandes, a feira contará com duas praças de alimentação, com comidas típicas do Brasil e de outros lugares do mundo. Entre os expositores estará a Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, da Bahia, que montará uma oca em seu espaço, mostrando não só o artesanato, mas como vivem no dia-a-dia, e ainda a participação de Cuba que trará muitas novidades em couro, além de países como Itália, Marrocos, Vietnã, Paquistão, entre tantos outros. Mais informações sobre estados e países participantes através do site http://www.redproducoes.com.br.




Mapa embarga empresa
de fertilizantes do PR



Brasília- O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou uma operação coordenada de fiscalização nos principais pólos produtores de fertilizantes do Brasil. A ação ocorreu de 6 a 10 de outubro no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Maranhão e envolveu as superintendências federais de Agricultura nesses estados. A intensificação da fiscalização ocorre todos os anos, nesta época, quando aumentam as vendas de fertilizantes, devido ao início do plantio. Das 102 empresas fiscalizadas, duas foram embargadas, uma no Paraná e outra em São Paulo, por falta de registro do estabelecimento e equipamentos com defeitos. As empresas têm prazo máximo de 60 dias para apresentar ao Mapa as correções dos problemas apontados. Os nomes não foram divulgados pelo Mapa. Ainda foram autuadas 31 empresas e dez produtos apreendidos, o equivalente a quase 1,5 mil toneladas. As empresas têm um mês para regularizar os produtos que serão liberados para o mercado.



De olho nas tendências
para o inverno



Empresários e profissionais do setor do Vestuário, Confecção e Têxtil de Londrina conhecem, hoje, às 20 horas, na unidade do Senai Londrina, as tendências da moda para o Inverno 2009. O objetivo é garantir o sucesso da próxima coleção. A apresentação do Caderno Perfil - Inspirações e Tendências para o Inverno 2009 será feita pelo estilista Edson Korner, coordenador do curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai/Cietep e pela técnica do Senai/Cietep, Daniela Nogueira. Além de Londrina, o Caderno Perfil será apresentado em Cianorte, na terça-feira (28) e em Curitiba, no dia 05 de novembro. O caderno já foi apresentado em Pato Branco, na última terça-feira.



Contato: [email protected]

mockup