Ovos somem do mercado no inverno
As galinhas caipiras têm um ciclo diferenciado das galinhas criadas em granjas. Enquanto os ovos comuns são encontrados no mercado em qualquer época do ano, o mesmo não acontece com os caipiras. Segundo comerciantes do ramo, as aves botam mais ovos entre agosto e janeiro. ''Na quaresma elas praticamente ficam sem botar'', diz o comerciante João Silva. Outro problema que acontece é que, tradicionalmente, essas galinhas produzem menos ovos.
Silva comercializa entre 20 e 30 dúzias de ovos por semana e diz que a procura está estável. ''É uma questão de gosto mesmo, as pessoas que preferem o ovo caipira sempre vão procurar'', avalia. A feirante Neli Maruiti diz que a venda do ovo caipira não é mais compensatória. ''A gente tem que ir buscar no sítio e pelo preço do combustível não está mais compensando. As pessoas não têm usado mais'', afirma.
Também está sendo vendido em Londrina um ovo sem hormônio, da raça koreim. Os ovos vêm de São Paulo e uma caixa com 10 unidades é comercializada por R$ 3,90. O produto, encontrado em uma loja de produtos orgânicos, desembarcou na cidade há duas semanas e já foram vendidas 60 caixas.(F.M.)





