Bastou ser anunciado o protocolo de intenções para instalação da Paccar - multinacional americana que produz caminhões da marca holandesa DAF - em Ponta Grossa para empresas começarem a negociar a sua acomodação na cidade. De acordo com João Luiz Covalesqui, secretário da Indústria e Comércio e Qualificação Profissional daquele município, devido ao anúncio oficial que ocorreu no dia 15 de setembro, durante o aniversário de Ponta Grossa, seis empresas já procuraram a Prefeitura para se instalar no município.
Ele acredita que a montadora vai motivar o crescimento industrial da cidade, ''visto que atrairá muitas outras empresas do segmento, como fornecedores de peças, por exemplo''. ''A Paccar já está abrindo um leque de negociações muito grande para a cidade'', observa. Conforme Covalesqui, a multinacional adquiriu uma grande área porque pretende abastecer não só o Brasil a partir de Ponta Grossa, mas toda a América Latina.
O secretário justifica que justamente por isso não estão levando uma fábrica, mas uma empresa, que terá a sua diretoria gerenciando o negócio a partir de lá. ''No início do mês, representantes da Paccar se reuniram com 72 empresários do município para explicar como funcionará a instalação e ressaltar a diferença entre fábrica e empresa. Na ocasião, informaram que vão concentrar todo o potencial em Ponta Grossa'', conta.
Covalesqui reforça que o município se destacou na preferência da norte-americana pela qualidade da mão de obra e localização estratégica para o setor, ''além de ser um polo metal mecânico''. Ele observa, ainda, que será a primeira montadora automotiva instalada fora da região metropolitana do Paraná, o que deve atrair vários fornecedores. ''É um grande ganho, proporcional ao que foi a Volvo há 40 anos em Curitiba e a Renault em São José dos Pinhais'', compara.
Sustentabilidade
O geólogo responsável pela parte ambiental da empresa, Amin Katbeh, adianta que a multinacional pretende executar um projeto ambientalmente correto, de modo que pelo menos 30% do total de energia usada sejam gerados pelos próprios motores dos caminhões. ''É um projeto de sustentabilidade que demonstra a preocupação e responsabilidade da empresa com o meio ambiente'', diz.

mockup