Os comerciantes paranaenses estão otimistas em relação às vendas de Natal. Marcelo Ontivero, diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina, diz ter observado que o consumidor está mais confiante na economia e também tem percebido um desempenho melhor das vendas no varejo. ''O Brasil recuperou-se mais rápido que os outros países da crise financeira mundial e isso tem ajudado a alavancar as vendas. O final do ano passado foi bastante afetado pelo cenário negativo da economia mundial, mas este ano estamos com boas perspectivas.''
Segundo Ontivero, a expectativa é de um aumento de cerca de 5% no volume de vendas em relação a 2008. ''A redução do IPI, os preços menores e prazos maiores são aspectos positivos e que estimulam as pessoas a consumir.'' Ele conta que em novembro os consumidores começaram a fazer levantamento de preços e já conseguiu perceber um grande interesse pelos eletrodomésticos, informática, além dos celulares que sempre têm uma boa procura nessa época.
Massimiliano Silvestrelli, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá, diz que o objetivo deste ano é recuperar as vendas do ano passado que foram prejudicadas pela crise. ''Tínhamos uma expectativa de um aumento de vendas na ordem de 20%, mas ficamos entre 4% e 6% então temos essa diferença para recuperar. Esperamos ficar entre 20% e 30% de crescimento nas vendas este ano.'' Segundo Silvestrelli, a geração de empregos também deve aumentar. ''No ano passado esperávamos gerar 11 mil empregos diretos e ficamos em 8 mil. Este ano até novembro foram gerados 6 mil diretos e entre 700 e mil indiretos.''
A Associação Comercial do Paraná não fez uma pesquisa oficial, mas por meio de uma sondagem realizada por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) observou-se um otimismo em todos os segmentos do comércio, indicando a perspectiva de um excelente Natal. No setor de importados e brinquedos a expectativa é de um aumento entre 30% e 35% nas vendas. Nos calçados e confecções, que tradicionalmente têm boas vendas, o aumento esperado fica entre 20% e 15%. Na média, a Associação calcula um acréscimo de 15%.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Marcos Roberto Teixeira, a expectativa é de que as vendas neste período que antecede o Natal fiquem entre 7% e 10% maiores que o ano passado. A Acic fez uma parceria com a prefeitura, Amic, Sindilojas, Secovi, Fiep e Catedral para fazer uma grande decoração de Natal e atrair a população da cidade e da região. Também estão sendo realizadas apresentações todas as noites, às 20h, em diversos locais da cidade. Os bairros da região Norte de Cascavel estão fazendo o Natal Premiado, com a participação de 200 empresas que farão o sorteio de cinco prêmios, entre eles três motocicletas zero-quilômetro.

mockup