Baixo impacto
O mercado iniciou maio no mesmo ritmo que encerrou abril, com as principais commodities enfrentando a pressão baixista do dólar. Na Bolsa de Chicago a notícia baixista foi o bom andamento do plantio da safra norte-americana que está adiantado em relação aos anos anteriores.
Na carne, aumenta a pressão sobre o preço do boi gordo, que resiste em algumas praças, como em Umuarama, no Paraná (ver página 2). O adversário aqui são o baixo consumo, que afeta também o frango, e as compras programadas dos frigoríficos.
Mas essas variáveis são de baixo impacto e absolutamente efêmeras. Na verdade o mercado está carente de decisões mais consistentes, que mexam com seu ritmo.
Se os produtos primários perdem com o dólar em baixa, o que dizer das outras commodities - e do mercado de câmbio - com relação a queda da moeda norte-americana frente ao euro e ao iene, ocorrida ontem. Mas os analistas dos grandes bancos multinacionais já tranquilizaram: a fraqueza do dólar tem sido orientada pelo próprio dólar e não pela Europa. O euro chegou a dar um salto para US$ 1,1300, mas recuou para US$ 1,1280. A moeda européia também alcançou a máxima de 133,99 ienes.
Genoma do boi -- A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Central Bela Vista Genética Bovina anunciarão amanhã o início do projeto Genoma Funcional do Boi, a primeira iniciativa brasileira na área. Desenvolvido no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica, (Pite), o projeto abre oportunidades de pesquisa e avança na forma de desenvolver estudos em Genômica.
O objetivo do projeto é identificar genes que possam ser utilizados para desenvolver produtos e tecnologias para aumentar a produção bovina, procurando melhorar a qualidade da carne, a eficiência reprodutiva dos animais e a resistência do rebanho. Informações: tel: (11) 3838-4151/4176 - [email protected]
Rotulagem -- Legislação de alimentos e rastreabilidade, serão debatidos no ''I Encontro sobre Segurança Alimentar'', de 8 a 10 de maio, no Sumatra, em Londrina. Participam: indústria, produção primária, entidades de defesa do consumidor e pesquisadores. A promoção é do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da UEL. Inscrições só via internet: www.uel.br/cca/tam.
Ração modificada -- Os frangos de pernambuco já estão se alimentando de milho transgênico. Uma carga procedente da Argentina, importada graças a liminar concedida pela Justiça Federal, estava retida no porto de Recife, por decisão do Ibama. No total são 17,8 mil toneladas, já distribuídas pela Associação Avícola (Avipe). A Justiça autorizou a importação com base em parecer favorável da CTNBio.

mockup