Oswaldo Petrin
Sicredi saiu ileso
É verdade que a poeira ainda não assentou totalmente e a crise dos fundos de investimento ainda tem sobrevida de alguns dias ou semanas - apesar de o Banco Central ter acenado com afrouxamento das punição às instituições que ainda relutam em cumprir a Instrução Normativa 365. .
Mas o cooperativismo de crédito tem razão para comemorar.
As cooperativas de crédito do sistema Sicredi estão satisfeitas pelo fato de os fundos de investimentos Sicredi terem passado incólumes pela alteração das normas dos fundos determinada pelo Banco Central (através da IN 365).
A instrução, que determinou que os fundos de investimentos registrassem seus ativos pelo valor de mercado a partir de 31 de maio, resultou em perdas de até 2% na grande maioria dos papéis e operações de longo prazo (leia mais neste caderno de Economia).
Os fundos administrados pelo Sicredi (Fif Invest, Fif Invest Plus e Fapi) não sofreram nenhuma desvalorização porque eles já estavam enquadrados no novo critério estabelecido pelo Banco Central, em que o valor contábil dos ativos equivalia ao preço real dos papéis - informa a esta coluna o diretor de desenvolvimento e expansão do Sicredi no Paraná, Vladimir Duarte.
O presidente da Sicredi Central (Cooperativa Central de Crédito do Paraná), Seno Cláudio Lunkes, informou ontem, através do assessor Eloy Setti, que essa situação mostra a segurança como o sistema de crédito cooperativo vem administrando os recursos dos seus mais de 503 mil associados através de 760 agências Sicredi no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Sistema forte No Paraná o sistema tem 29 cooperativas Sicredi com 201 postos de atendimento e 82 mil associados. O sistema Sicredi é controlador do Bansicredi, o primeiro banco cooperativo surgido no Brasil, e que dá suporte ao funcionamento das cooperativas de crédito.
No ano de 2001 o sistema apresentou um crescimento expressivo no Paraná, chegando a 64% nas operações de crédito; 69% nos depósito à vista e 97% nos depósitos à prazo. Captou R$ 345,4 milhões em recursos e fechou o ano com ativos de R$ 429,2 milhões.
O presidente do Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, afirma o sistema continuará tendo um crescimento neste ano, estimado em 75%, e que esta expansão está ocorrendo com responsabilidade visando a salvaguarda do Sicredi e dos seus integrantes.
Eloy Setti lembra que recentemente o governador Lerner sancionou a Lei 13.527/02 permitindo que as prefeituras onde não há agências oficiais façam movimentação financeira no Sicredi.





