O setor atacadista e distribuidor de alimentos e produtos de limpeza inova para fazer tudo aquilo que a sobrevivência no mercado exige: reduzir custos, aumentar a eficácia e, sempre que possível, encantar o cliente no melhor estilo da qualidade/competitividade.
Agora é tempo das parcerias logísticas. A Indústria Pennacchi, de Arapongas, está acolhendo uma filial da Betanin, de Esteio RS, uma das maiores indústrias da linha de produtos de limpeza. A Betanin começa a operar em janeiro nas instalações da unidade do Centro de Distribuição da Pennacchi.
O setor de alimentos e produto de limpeza é pródigo em compatibilizar empresas afins. Mas as parcerias não param aí. Refinações de Óleo Brasil projeta implantar unidade dentro de uma empresa transportadora de Joaçaba. Mococa, Parmalat, Melita e Garoto também estão partindo para isto.
A diferença não está apenas na redução dos investimentos para implantação da filial. Está na redução de custos operacionais, no transporte e, de quebra, nos impostos. Prevê-se uma redução de 3,95% no PIS, Cofins e CPMF. A logística livra as empresas da bitributação, dos impostos em cascata. Mas o grande objetivo mesmo é aumentar a eficiência e trabalhar com uma estrutura enxuta.
A parceria entre Pennachhi Logística e a Betanin também vai tornar o setor mais ágil e aproveitar melhor o transporte. Nada de carretas batendo carroceria pelas estradas do Brasil.
O empresário Paulo Hermínio Pennacchi, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Atacado e Distribição, confirma que esse tipo de parceria tem dado certo e está aumentando no setor em vários Estados.
A própria Pennacchi tem novas parcerias em vista: com uma indústria de móveis e uma indústria de material escolar da região. A operacionalização dessa logística, as condições e atribuições de cada empresa são expressos em contrato comum das relações comerciais.
A Pennacchi deve fechar o ano com aumento de 10% na média das vendas dos seus quase 2 mil itens de alimentos, material escolar e limpeza. Faturamento previsto de R$ 110 milhões. Tem 200 representantes em 14 estados e atingiu um nível de excelência que lhe permite entregar encomenda sempre com menos de 24 horas. É empresa familiar, de 5 irmãos, uma das maiores do País no ramo e emprega mais de 500 trabalhadores.