Oswaldo Petrin
Marcelo Baglione , de Curitiba: Se bem trabalhado aqui no Brasil, o ecoturismo ainda poderá se tornar uma das grandes alavancas de desenvolvimento e conscientização nos âmbitos social e educacional, e não apenas um promissor veio de negócios e fortunas emergentes através de uma relação amigável e inteligentemente sustentável com o sagrado corpo de Gaia.
Marcos P. Gomes de Freitas , de Jacarezinho: Aos desencantos do café resta agora somar outras fragilidades, como o permanente risco da febre aftosa. É procurar e achar, como no exemplo do Rio Grande do Sul. Aliás, quanta infantilidade do Ministério da Agricultura, gente! Em vez de agir rápido em cima dos focos, se permitiu ser engolido pela mídia nacional (e, quiçá, internacional) a mostrar como somos todos, produtores e governo, pouco cuidadosos quando se trata de cuidar de nós mesmos. Enquanto a Argentina negou a existência de focos (em episódio recente) nós saímos divulgando aos quatro ventos. Negar não digo, mas divulgar, jamais.
O ecoturismo não é uma saída, muito menos solução: é um natural estágio de desenvolvimento e conscientização de uma nação que tem, e nunca é demais dizer, uma das mais ricas biodiversidades do planeta, mas que ainda convive, infelizmente, com políticos repulsivos e percentuais humilhantes de analfabetismo e miséria a dar com pau, por exemplo.
O que não podemos aceitar, entretanto, é um ecoturismo travestido, mascarado num simples turismo econômico voraz; gerando, assim, mais um meio de exploração, como o que é feito com a commodity anatômico-sexual, a bunda. Teríamos, então, nada além de uma Tiazinha ambiental, ecológica - as ginecológicas já existem em abundância. http://www.aventure-se.com.br/biosfera.htm
Ana Navarro , de Curitiba: Estou divulgando o site Venda Mais, uma das maiores comunidades em Vendas e Marketing, que reúne consagrados profissionais. Site VendaMais (www.vendamais.com.br).
Sergio Ignacio , de São Paulo: Para orientar seus leitores e consumidores em geral: No setor de biscoitos wafers e bolos industrializados, a Bauducco lidera a preferência do consumidor na pesquisa Líderes de Venda. O resultado do estudo, divulgado este mês pela Associação Brasileira de Supermercados em parceria com AC Nielsen, mostra as cinco marcas preferidas dos itens mais consumidos no Brasil e que mais faturam entre 140 categorias de produtos. É mais uma ferramenta para ajudar o varejista a decidir o que irá expor em suas prateleiras. Apesar de não estar a tanto tempo nesse segmento, a Bauducco conquistou a posição ao lado de Coca-Cola (refrigerantes), Pilão (café), Jurema (conservas vegetais), Elefante (extrato de tomate).





