Sábado, dia do leitor
Sábado é dia do leitor opinar, reclamar, denunciar (por carta comum, telefone, ‘‘fax’’, e-mail):
Ananias C. de Oliveira, Nova Esperança: ‘‘Parabéns ao seu jornal pela clareza com que mostrou o ‘‘mapa’’ da seca no Paraná e os prejuízos por ela causados. Foi o único a mostrar a versão dos agricultores e esclarecer de uma vez por todas que não há supersafra, que ninguém está nadando em dinheiro, como quer o governo.
Arnaldo A. Trovello, Umuarama: ‘‘Parabéns pelo artigo sobre a seca no Paraná. Foram publicadas fotos de Cambé e da região de Campo Mourão. Queria corrigir dizendo que fotos mostrariam lavouras castigadas também aqui na nossa região de Umuarama e São Thomé.
Justino A Ferreira de Almeida: Jacarezinho: ‘‘Aproveito a polêmica sobre as desinformações dos números da ‘‘supersafra’’ do ministro Pratini, como tem sido batizada essa novela. Bem que poderia ser a supersafra de FHC. Faço assim uma justiça. A Folha, ainda que tarde demais na minha opinião, foi feliz em dois momentos: primeiro quando mostrou a verdadeira amplitude da seca. Segundo porque mostrou que o nosso Norte Pioneiro, a exemplo do Norte do Estado, foi o mais prejudicado, ainda que as médias jamais mostrarão isto, pois são médias.
Priscila Pellini, de São Paulo: ‘‘No próximo dia 2 de fevereiro, 32 marcas de palmitos em conservas começam a chegar aos supermercados com Selo de Qualidade criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Palmito. Trata-se do primeiro selo brasileiro do setor de alimentos que é impresso em papel de segurança e com requintes técnicos que o tornam imune a falsificações. O selo é auto-adesivo e será sempre afixado na lateral dos rótulos autorizados. Ele foi desenvolvido com o objetivo de oferecer tanquilidade absoluta ao consumidor, garantindo que o palmito tem origem comprovada e foi industrializado dentro de rigorosos padrões de higiene’’. Release da Anfap vem assinado também por Cláudio Oliveira e Ricardo Mangold. O presidente da Anafap é Milton Antunes Correa. Informações sobre Selo de Qualidade em Palmito: 11 3871 1010 - e-mail:[email protected]



-Tente entender: pesquisa Datafolha divulgada ontem registrou alta média de 0,30% nos hipermercados nesta semana. Já nos supermercados, o reajuste foi de 0,02%.
-E, na semana passada, os preços nos hipermercados (de São Paulo, mas com filiais em todo o País) haviam registrado alta de 0,58% e nos supermercados, de 0,51%.
-Os hortifrutigranjeiros lideraram as altas nos super e hipermercados, com 4,43% e 5,25%. Baixaram de preços mesmo, só os condimentos e os enlatados: 0,55%.
-Nos hiper, as maiores quedas foram os preços do feijão (2,31%) e dos farináceos (1,62%).
-Em outra pesquisa do instituto, incluindo apenas alimentos básicos, os preços nos supermercados caíram 0,90%.
-E pesquisas do IEA de São Paulo acusaram queda de 40% em 30 dias nos preços do feijão. Também recuaram os preços do boi gordo, sem contudo, refletir nos preços do varejo. Algum segmento engordou sua margem, além do lucro normal.

- - - - DROPS
Jackson ‘‘Implantar um banco de germoplasma para melhoramento genético do gado zebuíno no Brasil’’. É assim que o professor Jackson Proença Testa vê o convênio entre UEL e Unopar com a Achariya University, da Índia.
Para a Índia Este objetivo, colocado ontem na entrevista coletiva (ver matéria nesta página), também está expresso na apresentação do livro ‘‘O Caminho Para a Índia’’, texto do próprio reitor.
Pesquisa A visita que o reitor chama de ‘‘técnica-diplomática-universitária’’ abriu horizontes, principalmente em função de trabalhos realizados pelos cientistas daquele País na área de melhoramento.
‘‘Igrejinhas’’Após entrevista do reitor, o deputado Lupion fez uma declaração a vários jornalistas, que sugere crítica aos grandes criadores de gado nelore. Foi quando referiu-se a ‘‘certas igrejinhas’’, cujos interesses são contrariados pelo que ele chama de democratização do melhoramento da raça.
‘‘Igrejinhas’’Lupion disse que enquanto as coisas não são abertas e transparentes como o convênio anunciado, há chances para contrabando de sêmen e embriões, uma ameaça à legitimação das raças zebuínas. Lupion é criador de nelore.