-‘‘Quem cabrito vende e cabra não tem, de algum lugar vem’’ - diz a máxima popular. O Uruguai vende mais trigo do que colhe. A assessoria do Deputado Hugo Biehl (PPB-SC) informou ontem que ele está denunciando ‘‘uma possível operação triangular no Mercosul, cujos principais prejudicados seriam agricultores e indústria moageira de trigo brasileiros. Em documento enviado ontem mesmo aos ministérios da área econômica do governo, o deputado afirma que o Uruguai ‘‘pode estar exportando para o Brasil mais trigo do que produz’’ e, ‘‘se as estatísticas estiverem corretas’’, está ocorrendo operação triangular nessas operações, o que é ilegal.
-Operação triangular é como subsídio na fonte. Todos sabem que ocorre, mas ninguém consegue detectar. Ou comprovar. Já ocorreu com os lácteos, mas a denúncia caiu no esquecimento, uns três anos atrás. Quem levantou a hipótese não foi em frente, por falta de dados.
-A triangulação não é permitida pelo acordo do Mercosul, que estabelece princípios de origem apenas para os produtos dos países integrantes do bloco. A mercadoria estrangeira que entra pela região tem que pagar os impostos devidos.
-O deputado Biehl, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara, encaminhou ofício aos ministros da Fazenda, Pedro Malan, da Agricultura, Arlindo Porto, e da Indústria, Comércio e Turismo (MICT), Francisco Dornelles, pedindo explicações sobre os números. As estatísticas de produção de trigo do Uruguai divulgadas pela FAO mostram que aquele país cultiva cerca de 250 mil ha, obtendo produção em torno de 500 mil toneladas. O consumo interno uruguaio está em torno de 400 mil toneladas e o Uruguai é um exportador residual de pequenas quantidades.
-Ontem, em entrevista à repórter Mariângela Herédia, da ‘‘Agência Estado’’, Biehl disse que causaram surpresa à Comissão de Agricultura da Câmara as estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MICT, que foram divulgadas pela Conab, revelando que, durante o ano de 96, o Brasil importou do Uruguai 1,132 milhão de t de trigo, volume que representa mais que o dobro de sua produção.
-O deputado pede aos ministros que determinem às equipes técnicas para estudar a possibilidade de ter ocorrido equívocos nos dados estatísticos divulgados ou a possibilidade de o Uruguai estar comprando trigo de outros países para revender ao Brasil.
-No Ministério da Agricultura, técnicos alertam para as discrepâncias nos números de importação, que podem mesmo indicar triangulação pelo Uruguai, não só no caso do trigo como também do leite. Como no leite o Brasil não é competitivo, algumas toneladas a mais ou a menos, não alteram em nada o nosso atraso tecnológico e comercial.Milho: alta

mockup