Um preço de referência para o leite. Este é o desafio do Conselho Paritário dos Produtores e Indústrias de Leite do Estado do Paraná. O Conselho tomou posse ontem e está formado de representantes da matéria-prima e da indústria.
Para se ter idéia da importância dos papéis político, técnico e econômico desse Conselho, a reunião de ontem, na Faep, em Curitiba, contou com líderes empresariais como o presidente da Faep, Ágide Meneguette; os presidentes da Fiep, José C. G. de Carvalho; da Ocepar, João Paulo Koslovski; o secretário da Agricultura, Deni Schwartz; professores da UFPR e dezenas de dirigentes de cooperativas e Sindicatos.
O produtor de leite, médico-veterinário e engenheiro agrônomo Ronei Volpi, superintendente do Senar-Pr, foi eleito, por consenso, primeiro presidente do conselho.
Procurado por este jornal, Ronei Volpi disse que pecuária e indústrias podem chegar a consenso, inclusive quanto com relação aos preços. Há convergência sobre muitos pontos.
Difusão/Faep - O projeto ``Rede de Difusão de Tecnologia para a Pecuária``, da Faep, iniciou ontem, em Ibiporã, o diagnóstico da propriedade de Ricardo Eik.
O projeto vai culminar com o aumento da capacidade de desfrute do plantel, aumento da relação carne/hectare e melhoria de qualidade. Os resultados serão visíveis em dois a três anos.
Projetos como este estão sendo montados em Castro e municípios dos Campos Gerais, Cascavel e Cidade Gaúcha, no arenito. O coordenador do projeto é produtor Rogério Berger, de Curitiba.
Segundo Milton Casarolli, do Sindicato Rural de Londrina, e Edson Luiz Limper, do Senar-Pr, todos os agricultores interessados terão acesso à Rede de Tecnologia. José Renato Gonçalves, agrônomo, e Walter Caldeira, médico-veterinário, vão executar o projeto de Ibiporã.
Corol/30 anos - A Corol lança hoje o seu Centro de Difusão de Tecnologia, em área de 70 ha no bairro Água do Canário, em Rolândia, para divulgar técnicas de produção da soja, trigo, café, milho, cana-de-açúcar, uva e laranja.
A programação começa às 8 horas, no auditório, e comemora os 30 anos da Cooperativa. O chefe do Departamento de Fruticultura, Benno Roes, falará sobre o projeto integrado de laranja e uva. Élcio Rampazzo, da Emater, falará sobre uva industrial.
O pesquisador Rui Pereira Leite, do Iapar, apontará a laranja como alternativa rentável e consolidada no Paraná. O instituto é responsável pela criação de variedades de laranja e toda tecnologia que viabilizou a citricultura no Estado, começando pelo Noroeste.
Após palestras, será assinado o termo de cooperação entre Corol e instituições de pesquisa e assistência como Iapar, Uel, Embrapa e Emater e Codetec.

mockup