OSWALDO PETRIN - A colheita do Real
O Plano Real começa a colher os primeiros ''frutos'' do sacrifício imposto à agricultura, sem a esperada contrapartida. E, para sorte do seu gerente, Pedro Malan, as consequências se manifestam quando ele já começa a limpar as gavetas para deixar o governo.
Seguinte: dois dados divulgados ontem mostram os efeitos da nefasta política monetária sobre o setor primário. Em primeiro lugar, as exportações do setor agropecuário caíram 13,8% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Não é sincero debitar ao governo um fenômeno do mercado mundial. Mas é preciso observar que as exportações brasleiras têm que competir carregando um grande peso tributário, enquanto produtos dos concorrentes recebem incentivos.
Outra resposta da agricultura à política monetária é o recuo na produção. Ao contrário do que pretendia FHC, a safra brasileira de grãos não atingirá 100 milhões de toneladas. Chegará, porém, muito perto - diz a informação divulgada ontem - já que a previsão é de uma colheita recorde de 99,3 milhões de t, segundo o IBGE.
A aposta numa colheita de 100 milhões de t foi uma aposta modesta.
Aqui cabe mais uma ressalva: a redução da safra se deve à adversidade climática; não se pode debitá-la unicamente ao governo.
Mas, pergunta-se: e a decepção do setor com o seguro agrícola? A falta de um melhor monitoramento climático da safra e outras medidas de precaução?. Na verdade a produção sofreu sozinha as adversidades do clima e da política cambial.
Folha Rural - Os reflexos da omissão do(s) governos(s) e da falta de um planejamento, estão no estado de ''entusiasmo'' e na auto-estima debilitada dos filhos dos agricultores. Poucos, depois de formados, voltam à atividade.
Mesmo aqueles bem-sucedidos, que investiram em tecnologia, não conseguem (e não querem) fazer com que os filhos assumam o comando da fazenda ou sítio. ''Basta o que a gente sofreu'' - ''Não queremos isto para os nossos filhos'' - respondem.
A difícil sucessão na propriedade é tema da Folha Rural, amanhã, pela passagem do Dia do Agricultor.
Viva o arenito - Um campeão em produtividade da soja, pela Cocamar é do arenito. Viva o arenito!. O produtor Elvino Machado de Souza, foi o vencedor da primeira edição do concurso de produtividade de soja (safra 2001/02), instituído na região do arenito caiuá.
A propriedade de Souza tem 48 ha e fica no município de Loanda. Ele conseguiu a média de 3,915 mil kg/ha.





